Categories: Fica a dica

15 Festival Internacional de Teatro de Bonecos | FITB

O Festival está debutando e parece imperdível.

É um dos eventos culturais mais importantes que acontece em Beagá, e para essa edição comemorativa e mais que especial, a programação tá maaaara. Tem exposição fotográfica com cerca de 250 fotos de Guto Muniz, fazendo uma retrospectiva do FITB; são 8 apresentações nacionais e internacionais. E ainda a minha parte preferida do Festival: encontro de caixas de teatro, inspiradas na técnica de Teatro Lambe-lambe, recriado na década de 80. São pequenos palcos, para um ou dois espectadores, com roteiros curtos que variam entre 1 e 4 minutos. Deve ser muito legal!

Dica: destaque para  “Aventuras de Alice no País das Maravilhas“. Espetáculo ganhou uma versão pop na montagem do Giramundo, são 55 bonecos em cena, a trilha é de Fernanda Takai e John Ulhoa da banda Pato Fu , e também estão entre as vozes da apresentação, Fernanda como Alice e John como Chapeleiro Maluco.

Onde é: CCBB – Belo Horizonte / Praça da Liberdade 470. Quando ir: 12 a 22 de novembro. Quanto custa: espetáculos R$10,00 – inteira / R$5,00 meia. Onde compra: #cliqueaqui / retirar na bilheteria 10 minutos antes do espetáculo. Pra ver o site: #cliqueaqui .

Segue a programação completa:

1 – L’Avar – Cia Tabola Rassa/ Espanha

O espetáculo “L’Avar”, da companhia espanhola Tabola Rassa, abre a 15ª edição. Nessa adaptação de “O Avarento”, de Molière, não é o dinheiro que todos cobiçam, mas a água. Dois atores manipulam objetos que são torneiras, tubos, mangueiras e recipientes de todo o tipo, às vezes vestidos por um simples tecido, dando vida a 12 personagens, numa atípica e cômica versão do grande clássico.”L’Avar” foi premiado como melhor espetáculo em festivais do Brasil, Espanha, Croácia, República Checa e Eslovênia. E retorna ao FITB a pedido do público que o escolheu como a melhor montagem da edição do anos de 2003 e 2006.

Classificação: 14 anos
Duração: 1h15
Datas/ horários: 11, 12 e 13/11 – quarta, quinta e sexta, às 20h
Teatro: I- CCBB BH

2 – A Rainha das Cores – Cia Les Voisins / Alemanha

Cinema, teatro e pintura ao mesmo tempo. Baseado na obra homônima de Jutta Bauer o espetáculo “A Rainha das Cores” conta de forma poética e cheia de fantasia  a  alegria de viver e os momentos de raiva,  confusão e de tristeza de uma pequena  rainha temperamental. A trilha sonora é executada ao vivo. A montagem retorna ao FITB a pedido do público que o escolheu como a melhor montagem da edição do anos de 2006 e 2009.

Classificação: livre – recomendado para a partir de 4 anos
Duração: 50 minutos
Datas/ horários: 14 e 15/11, sábado, às 20h e domingo às 16h e às 20h
Teatro: I CCBB BH

3 – Los Beateres – Cia El Chonchón/ Argentina

A companhia argentina El Chonchon recria a mítica banda em um mundo paralelo, o mundo dos títeres. O espetáculo vislumbra os traumas e o sentimento de solidão que perseguem Lennon. Isso repercute em seus companheiros, que começarão a buscar uma solução. Na busca por um mundo fantástico e onírico, visitarão Sabina, uma curandeira, Mararachi da Índia e até o próprio Papa.

Classificação: livre – recomendado para a partir de 10 anos
Duração: 60 min
Datas/horários: 14, 15 e 16/11, sábado, domingo e segunda-feira, às 19h
Teatro: II CCBB BH

4 – André y Dorine – Cia. Kulunka/Espanha

A montagem narra à história de amor de André e Dorine, um casal de velhos que, como muitos outros, esqueceu o que os uniu. As paredes mostram o passado marcado, como única testemunha do que compartilharam. Uma doença será responsável por sacudir o pó de sua relação, obrigando-os a recordar quem foram para se redescobrirem. Uma história marcada por fortes emoções.  O espetáculo “André e Dorine” recebeu, recentemente, a indicação ao Ovation Awards 2015, de Los Angeles, concorrendo como a melhor produção. O prêmio foi criado em 1989 para reconhecer a excelência na performance teatral , produção e design de companhias teatrais.

Classificação: livre – recomendado para a partir de 12 anos
Duração: 85 min
Datas/Horários: 16/11 – segunda-feira e 18/11 – quarta, às 19h
Teatro: I CCBB BH

5 – Dans L’Atelier – Tof Theatre/Bélgica

A companhia belga, na montagem “Dans L`Atelier”, tem dezoito minutos, muito loucos, para contar as aventuras  de um  boneco em processo de construção,  durante os quais o personagem vai lutar com os elementos materiais, objetos e às vezes até com seus manipuladores que não hesitarão em tiranizar.

Classificação: 14 anos
Duração: 18 minutos
Datas/horários: 19, 20 e 21/11 – quinta a sábado – 18h, 19h e 20h30.  São 3 sessões por dia
Teatro: II CCBB BH

6 – Plural – Cia Nu Escuro / Goiás

“Plural” é uma trama tecida pelas histórias de uma menina. A narrativa segue costurando memória em memória, fiando do universo rural ao urbano, bordando histórias vividas e sentidas, com seus encantos, medos, violências, coragens, lamentos e alegrias. Uma história sempre tensionada entre o drama e a poesia, o trágico e o humor.

Classificação: 14 anos
Duração: 50 minutos
Datas/Horários: 12 e 13/11 – quinta e sexta-feira, às 19h
Teatro: II CCBB BH

7 – O Gigante Egoísta – Cia Artesanal / Rio de Janeiro

De autoria de Oscar Wilde, no século XIX, “O Gigante Egoísta” é um dos seus poucos contos escritos para o público infantil. Trata-se de uma crítica ao individualismo humano e da sociedade vitoriana da época. É também uma reflexão sobre o passar do tempo e sobre a natureza cíclica de todas as coisas.

Classificação: livre – recomendado para a partir de 5 anos
Duração: 50 minutos
Datas/ Horários: 21 /11 – sábado, às 17h / e 22/11 – domingo, às 16h
Teatro: I CCBB BH

8 – Aventuras de Alice no País das Maravilhas – Giramundo Teatro de Bonecos/Minas Gerais

O clássico de Lewis Carroll ganhou uma versão pop nesta montagem do Giramundo, que apresenta um diálogo entre o teatro de bonecos com as artes plásticas, música e cinema. No espetáculo, 55 bonecos dividem o palco com um único ator, intérpretede Lewis Carroll, que faz o narrador das “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”. A música foi composta e executada por John Ulhoa e Fernanda Takai, do Pato Fu.  A montagem aposta na proximidade do texto de Carroll com o rock’n’roll – tanto na emoção como no espírito rebelde, nos jogos das palavras, na permanente busca da liberdade. Entre as vozes dos bonecos, Fernanda Takai interpreta Alice e Arnaldo Baptista, o Chapeleiro Maluco.

Classificação: livre – recomendado para a partir de 5 anos
Duração: 1h10
Datas/Horários: 19/11, quinta, às 20h e 20/11, sexta, às 19h
Teatro: I CCBB BH

Crédito da Foto: CCBB / BH

bhdicas

Posts Recentes

Menu executivo do Nino Cucina

Restaurante oferece Menu Executivo de seg a sex!

3 de abril de 2025

Feirinha Aproxima Abril

Evento gratuito será no sábado, 12/4, no entorno do Museu Abílio Barreto.

1 de abril de 2025

O que fazer em Ouro Preto?

Lista com dicas do que fazer na cidade histórica.

27 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!