O 1º Festival Santa Comidaria 2022, acontece durante 10 dias, com a participação de bares e restaurantes do Bairro Santa Tereza, que deverão elaborar um prato exclusivo para o festival. O tema central é ‘Um toque de doçura’ e os participantes tem o desafio de acrescentar um ingrediente doce, para dar um toque especial ao prato. Esse ‘toque’ doce poderá vir no prato ou como acompanhamento.
Eu amei, porque se tem um trem que eu adoro é a mistura do sal com o doce. Adorei a proposta do festival e ainda está previsto um passeio turístico a bordo de uma jardineira histórica, com o acompanhamento de um guia.
O passeio, que terá quatro saídas no dia do encerramento do festival, 28 de agosto (domingo), partirá da Praça Joaquim Ferreira da Luz, mais conhecida como ‘Pracinha da Birosca’, ponto de encontro de moradores e visitantes, apreciadores da boemia e da gastronomia do bairro. O objetivo é conhecer a história de cada bar ou restaurante que, na maioria, são construções antigas.
Atrações musicais
No encerramento, na Praça Joaquim Ferreira da Luz, os grupos Chorosas e Forró Cabra Cega vão animar a festa. O grupo Chorosas, nascido da paixão de mulheres instrumentistas pelo choro, mistura toques da música moderna com a essência desse patrimônio brasileiro, resultando em um som alegre e audacioso. No repertório, elas trazem grandes nomes do choro, como: Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e muitos outros, além de composições autorais.
Já o Forró Cabra Cega teve início em 1983, quando um grupo de deficientes visuais talentosos decidiram formar um grupo musical. A banda vai mostrar toda sua irreverência e alegria, contagiando a quem quiser embarcar neste “trem bão dimais” de alegria, forró e muito balanço.
Veja a lista dos restaurantes e bares participantes do festival:
Massa artesanal recheada com repicado de linguiça do interior, jiló e requeijão de barra, regado em molho rosê e maçaricado com queijo meia cura. Acompanha chips de batata doce assado.
Porção de linguiça artesanal com mandioca frita, acompanhada do Molho do Capitão (jabuticaba com pimenta) e pimenta biquinho.
Carne de lata com cebola caramelizada no vinho e farofa de banana.
Bolinho de leitoa caipira defumada com caramelo de limão-capeta.
Bolinho de linguiça toscana recheada com cubos de queijo coalho, acompanhado de molho de goiabada picante.
Bolinhos de carne de sol, recheado com damasco e queijo e um pão pra “moía”
Torresmo de rolo crocante, acompanhado de abacaxi grelhado com uma fina camada de queijo provolone e raspas de limão e hortelã. Para completar, molho de goiabada levemente picante à base de pimenta biquinho.
Os pratos variam de valor conforme o estabelecimento. Passeio turístico é no dia 28/8 (R$ 5,00), horários das saídas: 12h , 14, 15, 17h. Todas as fotos foram enviadas pela assessoria Luz Comunicação. Os shows de encerramento: dia 28/8, domingo, entre 14h e 18h – Grupo Chorosas e Forró Cabra Cega na Praça Joaquim Ferreira da Luz, mais infos: @festivalsantacomidariabh.
O projeto é idealizado por Perla Horta e conta com o apoio da Belotur por meio da Prefeitura de Belo Horizonte.
Não perde! Um beijo!
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH