Fica a dica

Semana Criativa de Tiradentes 2022

A Semana Criativa de Tiradentes é uma iniciativa cultural e social, que acontece anualmente com o objetivo de divulgar e valorizar os saberes de tradição e estimular o empreendedorismo por meio do design, do artesanato e da arquitetura. O projeto é realizado pela jornalista Simone Quintas e pelo produtor cultural Júnior Guimarães. Estarei lá pra te mostrar! acompanhe o BH Dicas no Insta!

Ao longo do ano, são promovidas imersões entre designers e artesãos para a troca de conhecimentos. O resultado destes encontros são produtos criativos e cheios de história, exibidos e vendidos na loja da Semana Criativa de Tiradentes e em lojas de design do país.

Participam desta edição os designers:

  • Gustavo Bittencourt (RJ),
  • Luly Vianna (SP),
  • Karol Suguikawa (MT),
  • Pietro Oliveira (MG),
  • Rodrigo Ambrosio (AL)

E os artesãos:

  • Alisson Lourenço Nascimento (madeira/marchetaria),
  • Tatiane Carvalho de Santana,
  • Edna Maria Carvalho de Santana e Wellington Carvalho de Santana (palha),
  • Camila Mendes (bordado),
  • Claudio de Matos Ferreira (Nôca) e Bela Ladeira (couro),
  • Carlos Henrique Silveira Barbosa,
  • Leonardo Luiz da Silvia e Tiago César de Almeida (lata).

Além disso, diversos artesãos que participaram de edições passadas permanecem no projeto, e junto com o time de designers continuam trocando, criando produtos ou mesmo aprimorando ideias antigas. O movimento de continuidade de artesãos e designers é chamado de “Desdobramentos”.

O evento acontece em formato presencial, com quatro dias recheados de palestras, rodas de conversa, exposições, oficinas e experiências ligadas ao universo artesanal brasileiro. Durante o festival, acontece uma verdadeira maratona de conteúdo e de experiência pelas vielas da cidade sobre artesanato, design, arquitetura e gastronomia. O público é formado por arquitetos, designers de produto e de interiores, artesãos, artistas, formadores de opinião, lojistas e interessados no assunto vindos de todo o país.

As palestras do dia serão disponibilizadas no YouTube da Semana Criativa, no período do festival. Neste ano, o festival é um oferecimento do Instituto Cultural Vale e conta com o patrocínio das empresas Electrolux, Breton, Portobello e Sherwin William, copatrocínio da Bel Lar e Tapetah, apoio da ABPMA (Associação Brasileira dos Produtores de Mogno Africano), Divina Terra, Ecosimple e Oxford, e parceria da ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores).

Mais informações: https://semanacriativadetiradentes.com.br 

Um beijo!

bhdicas

Posts Recentes

Conexões Femininas BH: grupo terapêutico de mulheres em setembro

Conexões Femininas é um grupo terapêutico em BH que reúne mulheres para trocar experiências sobre…

20 de agosto de 2025

Ana Gabriela em Belo Horizonte: show 22 de agosto no Teatro Unimed

Ana Gabriela se apresenta em Belo Horizonte no dia 22 de agosto, no Teatro do…

20 de agosto de 2025

Festival Acessa BH 2025 tem oficinas gratuitas em setembro

O Festival Acessa BH 2025 oferece oficinas gratuitas de arte e acessibilidade em BH, de…

19 de agosto de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!