Belo Horizonte está um forno, né aumiguinhos?
As temperaturas por aqui batem 30 graus pelo menos uma vez por dia, sem falar na sensação térmica. Agora pensa: se tá ruim pra você que é ser humano, imagina para gente, que é peludo e não podemos dar aquele mergulho gostoso no tanque? Sofremos muito nessa época do ano.
Não transpiramos que nem gente, então se você observar que estamos ofegantes e de boca aberta, é porque o trem tá feio. Possivelmente estamos morrendo de calor.
1- Programe a nossa tosa
Se o período mais quente do ano é dezembro, janeiro, fevereiro, março… rs, programe a nossa tosa para antes. Cuidado para não chegar no verão com o meu pelo mediano. Aquele tamanho que não dá para cortar com a tesoura porque está curto demais, mas para o calor que faz, tá grande. Cortamos o pelo só na tesoura e esse ano, quase tivemos que passar a máquina. Mamãe não gosta de passar a máquina, porque dizem que engrossa o pelo. Mas se fosse preciso, ia ser o jeito… o nosso bem estar é mais importante que a beleza.
2 – Água sempre fresca, gelo e sorvete
Amamos água fresca. Aqui em casa papai troca 3 vezes por dia. São dois bebedouros, sendo que 1 deles filtra a água. Outra coisa que adoramos é gelo. Essa época é ótima porque o gelo tá liberado! Só fiquem de olho para não me oferecer quando estamos no limite do calor. Mamãe espera um momento quente, mas que não o auge. O gelo ajuda refrescar, mas pode diminuir a temperatura do nosso corpinho muito rapidamente. Gostamos de sorvete, aqueles próprio para cachorros, sabe? Fazemos uma bagunça danada, por isso, só ganhamos no dia do banho.
3 – Horário de passear
A gente quase não passeia na rua e quando saímos, vamos de carro até a pracinha. Tenho preguiça, lembram? #cliqueaqui . Mas se você passeia, todo dia, escolha os horários. Dê preferência para o inicio da manhã e finalzinho da tarde – são horários mas frescos. Procure andar na sombra. A pele das nossas patinhas são super sensíveis e dependendo da hora, pode queimar. Credo! Temos pavor de queimadura! Faz assim: vá na calçada (ou onde o seu aumiguinho for pisar) e dê uns passos sem sapato. Se nem você estiver suportando ficar descalço ali, nem precisa sair com a gente. E outra, em dias muito quentes o melhor mesmo é não inventar passeio. Certeza que vão preferir o frescor do lar ao quentume da rua.
4 – Borrife água
Eu sei que não é muito indicado molhar a gente todo dia e deixar secar no tempo. Tanto cãopanheiros com pelo curto, como os mais peludos, se os papais molham pra valer, eles correm o risco de desenvolver algum problema de pele ou embolar o pelo – sofremos muito na hora de desembolar, viu? Aí, resolve a questão do calor, mas cria um outro problema. A gente ama banho de mangueira no calor, e adoramos que a mamãe burrife água molhando o nosso pescocinho e a nossa carinha. O humor muda na hora. No verão também ganhamos banho de creme, antes de ir para o petshop, #cliqueaqui. Essa dica é boa, porque não ficamos molhadas, mas fresquinhas.
5 – Ventilador
Eu não sei qual é a regra do bom uso do ventilador para os meu aumiguinhos – se pode ou deve, mas eu sei que quando a mamãe liga aqui em casa, gostamos muito. A ideia é ficar meio de lado, e não “na cara” do ventilador, onde o vento bate com força. Deitamos de barriga pra cima, mantendo distância, mas ajuda muito a refrescar.
6 – Carro
A menos que o carro tenha ar condicionado, não percorra longas distâncias com a gente dentro. Quando entramos no carro, sem ar, ficamos 100 vezes mais ofegantes. Não saia do carro e deixe a gente sozinho lá dentro. O carro pode ficar muito quente – a temperatura pode chegar a 50 graus em pouco tempo e podemos passar mal.
7 – Pedras frias e tapete gelado
Aqui em casa sempre procuramos o piso frio para deitar. Deixe esses espaços liberados para que possamos ter a opção de deitar no fresquinho, ok?! Se na sua casa, não tem piso frio, as vezes é uma boa adquirir o tapetinho gelado. Esses tapetes são feitos com um gel que resfria de acordo com o nosso peso, durando de 3 a 4 horas. Funciona. Vovó trouxe um aqui pra casa e nós gostamos! Custam em média R$150,00.
Tudo isso ajuda a aliviar um pouco o calor!!!
Lambeijos,
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH
Ver Comentários