Já aderiu a nova moda de Beagá e do mundo inteiro?
Olhaí que te conto tudo!
Apresento (a quem ainda não conhece) o livro de colorir para adultos. Jardim Secreto, de Johanna Basford, já vendeu mais de 1,4 milhão de cópias e cerca de 100 mil exemplares no nosso país. A moda começou no Reino Unido e ganhou o mundo esse ano. Mineirada tá curtindo e o livro já esgotou em várias livrarias.
Calma! Você não curte muito trabalhos manuais, não entende nada de desenhos e morre de preguiça só de pensar em colocar um lápis de cor na mão? Você vai se surpreender! De verdade. Eu tô viciada.
Colorir é relaxante, estimula a criatividade e fazer o livro não implica em prazos a cumprir e muito menos obrigação com ninguém. Você se desconecta de compromissos, preocupações, metas e rotina. Realizar a atividade promete ser anti-estresse e realmente é. Além de reforçar comportamentos de socialização, estimula a troca de informações (já que a gente quer ver como o outro esta colorindo e ainda mostrar o nosso!!!) e ainda proporciona o exercício de colaboração com o outro.
Outros livros com a mesma proposta já estão nas prateleiras e fazendo o maior sucesso também. Jardim Encantado ilustrado por Sophie Leblanc é um deles. Todos esses livros possuem ainda alguma atividade lúdica, como achar bichinhos nos desenhos, caça-tesouros, etc. Tem pra todo gosto gente! Mandalas, vários tipos de desenho e agora, até um de Suruba para colorir, ilustrado por Laerte e Adão Iturrusgarai, com prefácio de Xico Sá. Esse não sei se é relaxante, mas deve ser uma diversão só!
Onde tem os livros: Livrarias físicas e online também. Eu comprei na Livraria Leitura – Bh Shopping ► BR-356, 3049 – Belvedere . Média de preço R$25,00 . Pra ligar lá: (031) 3263-2700 . (Ligue antes de sair, para ver se ainda tem, ok?)
Onde tem os materiais: Kalunga – Av. do Contorno 5873. Pra ligar lá: (031) 3346-9966. / Armazém das Artes – Rua Espírito Santo, 2740 Lourdes. (031) 3221-6100 / Na Leitura também tem muita coisa.
Quem está colorindo sempre quer ter mais idéias. Indico no Instagram os perfis @florestaencantadatop e @jardimsecretoinspire . Tem idéias, dicas e sorteios sempre!
DICAS DE QUEM ACABOU DE COMEÇAR
Canetinhas ajudam muito. Alguns desenhos são bem pequenininhos e as canetinhas conseguem cobrir. Sem falar no efeito, sobre o lápis de cor: fica lindo! Cuidado para a canetinha não passar de um lado para o outro da folha. Teste sempre nas últimas páginas, não coloque muita força e nem passe muitas vezes no mesmo ponto.
Lápis de cor: uma infinidade, né? Tenha preferência pelos aquareláveis. Além de ser mais macio para colorir, se molhar um pouquinho, o efeito fica ainda melhor e as cores se misturam. Na foto tem: Faber Castel simples (existe os aquareláveis) / Brevillier’s Cretacolor – lápis mais seco, usado para dar efeito de esfumaçar. / Koh-i-nor – lápis feito de grafite, aquarelável e uma delícia de usar. O meu preferido. Cuidado com a força ao usar, pois são super delicados e quebram com facilidade. / Carandache – dispensa apresentações né? Um dos melhores lápis de cor do mundo (é o melhor?), aquarelável e muito macio. Beeeeem compatível com o preço que é alto. / Lápis Aqua Color Peps – também é aquarelável e tem um preço excelente. Está sendo indicado junto com a compra dos livros.
Borracha é sempre bom, porque se você ficar irritado (como eu) quando o colorido sai da linda, a borracha salva. Prefira o lápis borracha, é bem melhor. Mas eu ainda não tenho.
Estilete, apontador e lixa: importante. Quem entende, fala que o estilete é a melhor ferramenta para apontar os lápis. Eu tenho medinho, não sei usar direito, por isso aponto com o apontador mesmo. E a lixa, (pode ser essa de unha) é bem usada para esses lápis mais finos, que não são indicados para apontar.
O Algodão e o cotonete ajudam, no acabamento. O Algodão molhado é para você não precisar cuspir no lápis aquarelável. Hahahaha, sim! Tem gente que prefere. Você molha o lápis ali, no algodão e pronto, quando colocar no papel fica lindo. E o cotonete (seco!), auxilia no esfumaçado. Você passa o lápis (próprio) bem de leve e depois vem com o cotonete por cima.
Canetas de um modo geral, ajudam. Ainda mais nos desenhos micros, aqueles que nem as canetinhas conseguem cobrir. E ajudam com os efeitos também. Ficam lindos. Na foto tem aquelas da marca Stabilo, que são ótimas e o destaque fica para as de cor fluor. Nossa, são maravilhosas. Tem também essas comuns, tipo Bic mesmo. E as metalizadas (prata, dourada, rosa, verde, enfim….) Eu amo!
Giz de Cera dá um efeito bem bacana. Se você tem dificuldade em usar o giz, existe esse, que vem como se fosse uma caneta. É muito legal.
Caneta Posca – essa caneta está sendo muito usada para fazer o fundo preto. Cuidado. Teste sempre antes nas folhas do fundo. Parece que demora um pouco a secar e compre a de ponta mais fina, para conseguir fazer direitinho, nos pontos mais difícieis.
Pessoal está usando uma prancheta ou um compensado de mdf atrás do desenho na hora de colorir. Dizem que da mais firmeza e o colorido fica ainda mais bonito e perfeito. Tente colocar uma folha em branco atrás do que você está colorindo. A medida que a gente vai preenchendo o livro, tende a manchar as outras folhas. Nada que não saia com a borracha mas a folha já evita.
Bora colorir gente!!!!
Crédito das Fotos: bhdicas
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Meu irmão comprou esse livro, achei lindo demais, viro febre por aqui também. Super cheio de detalhes, incrível!!!
[…] Claro que já dei a dica aqui dos livros de colorir, que virou febre não só em Beagá, como no mundo todo. Se você perdeu as dicas, ou quer relembrar: #clicaaqui […]
[…] Horizonte tem um livro de colorir para chamar de seu. Eu adoro Livros de Colorir, tenho não apenas aqueles famosos, Floresta Encantada e Jardim Secreto, como também comprei […]
Meu irmão comprou esse livro, achei lindo demais, viro febre por aqui também. Super cheio de detalhes, incrível!!!