Já pensou em subir o morro para aproveitar o seu domingo? Eu nunca tinha pensado. Confesso que quando Nenel, famoso BG (Baixa Gastronomia) me ligou convidando, logo depois de aceitar, perguntei: “Mas não é perigoso?“. Depois fiquei refletindo sobre minha duvida e achei legitima. Pelo menos a princípio, é o que a maioria das pessoas, que não mora na comunidade, pensaria, diante de um convite desse. Será que é tranquilo?
É. É tranquilo. Se eu pudesse, pegaria na mão de cada um de vocês e levaria comigo lá. Porque foi uma experiência super legal, e como coisa boa a gente divide, eu queria muito que todos pudessem experimentar essa alegria. O evento proporciona geração de renda, a oportunidade de você conhecer um lugar diferente do que está acostumado, comida boa, música, pessoas animadas e uma interação rara, que permitiu a quebra de preconceitos, barreira sociais e intercambio de conhecimentos. Pelo menos pra mim.
Foram 33 pratos selecionados que representam o melhor da comida produzida pelos moradores das favelas. É a união da culinária popular, cultura local, artesanato e gente alto astral! Têm musica também e da melhor qualidade: Samba da Vera com participação especial de Manu Dias, Flávio Renegado e convidados. No dia que eu fui, a convidada era Aline Calixto – é ou não é muita sorte, encontrar a musa do Carnaval de BH, e ainda conhecer a comunidade de Flavio Renagado (que inclusive tem um projeto lindo, que quero falar aqui no blog depois).
Finalizando o post, dizendo que a sua oportunidade de vivenciar essa experiência está chegando ao fim, pois só falta mais 1 domingo de circuito. O próximo será na Serra e estão previstos: hamburger artesanal, tilápia com salada tropical, mexidão, mix barranco (costelinha, carne de boi e linguiça) e o bolo no pote – experimente o de abacaxi!!!
Participantes: Alto Vera Cruz | Morro das Pedras | Barragem Santa Lúcia | Serra | Vila São Vicente (Contagem) | Jardim Teresópolis (Betim).
Onde é: Rua da Passagem (esquina com Avenida Jeferson SIlva). Aglomerado da Serra é a maior favela de Minas Gerais localizada na região centro-sul de Belo Horizonte e classificada como a segunda maior favela do Brasil. Quando ir: 1o de setembro de 10:00 as 18:00 hrs. Quanto custa: gratuito.
Semana que vem, dia 17 é o encerramento na Praça da Estação com todos os participantes! Não perde!!!
Quero agradecer todo mundo que participou do video, em especial: Angela Azevedo, Danusa Carvalho, Lorena Martins, Daniel Neto, Flávio Renegado.
Curtiu?
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
[…] 15 de setembro de 2017 BHDICAS jogando agora […]
Gostaria de saber se há algum guia para fazer uma visita à favela da Serra em BH…Estou com um japones que gostaria muito de conhecer a comunidade da Serra,,,
Por favor entrar em contato com joebazilio@gmail.com
Ei Joe!
Tudo bem? Não acho que tenha esse tipo de turismo não…
Pelo menos eu nunca ouvi falar…
Dá uma olhadinha na Prefeitura.
Até e obrigada por acompanhar o BH Dicas