Quem aí ainda está de férias? Quem ainda não conhece Tiradentes?
E quem ama essa cidade linda? Eu sou suspeita para falar, acho Tiradentes uma das cidades mais charmosas do interior mineiro, com uma riqueza cultural e arquitetônicas fora de série.
Vou menos do que gostaria, mas recomendo.
Quero falar um pouquinho sobre a mostra de cinema que acontece de 19 à 27 de janeiro e é uma ótima oportunidade para quem quer sair por uns dias de BH.
O tema da mostra desse ano é o Chamado Realista, que segundo os curadores do evento Cléber Eduardo e Lila Foster assim se define:
“Este chamado realista não tem apenas as características tradicionais do realismo, com sua busca de um certo apagamento das mediações de linguagem e da representação de um olhar sobre algum aspecto da vida social, muito pelo contrário.
É comum a sensação de estarmos diante de documentários que fabulam e ficções que documentarizam a vida. Os gêneros e os modos dessa aproximação tangenciam experiências tão diversas como filmes de terror e documentários subjetivos, ora apenas fazendo acontecer mais uma vez para as câmeras e com algum apelo espetacular algumas situações “denunciadas”, ora procurando um novo modo de criar um fato fílmico sem reduzir em imagens o que se deseja combater.
O filme de montagem, mais presente na produção de curtas-metragens, também traz na sua pesquisa com materiais de arquivos históricos ou no saque de imagens da mídia a conformação de um cenário midiático que também invade e modula as novas perspectivas realistas.
Neste sentido, o gesto do amador, da câmera urgente, próxima dos fatos e dos acontecimentos, inconstante e incessante no eterno registrar das câmeras digitais, se constitui traço formal realista, estando presente no cinema de forma auto-reflexiva ou como estilo. A percepção e as investidas formais que apelam para o efeito de real hoje em dia não podem ser pensadas fora deste novo contexto.”
A programação completa da mostra você encontra no site oficial : #cliqueaqui
Aproveite o passeio, para desfrutar da gastronomia de Tiradentes, passeando pela Rua Direita têm alguns que considero imperdíveis como o Tragaluz, Uai Thai, Restaurante da Beth. Não sabe onde ficar? Veja aqui.
Foto: Google
Não deixe de conhecer o chafariz colonial, à matriz de Santo Antônio, que para os que gostam têm um o Conserto ao Órgão, para saber a programação é bom pesquisar com antecedência, ou dar uma passadinha por lá quando chegar. Podia ter um ‘Tiradentes Dicas”, né?
Não deixe de ir também ao Museu de Sant’Ana, que ocupa a antiga cadeia pública e possui uma rica coleção de imagens da santa produzidas na Europa e Brasil entre os séculos 17 e 20.
Se for passar a semana, agende um passeio de Maria Fumaça à São João Del Rey e aproveitar para conhecer esta outra importante cidade colonial mineira. Se estiver com tempo vá também a bichinho, um importante centro de movelaria e artesanato mineiro, que você com certeza irá gostar!
Aproveite! Bjs
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.