O Blog BH DICAS existe desde 2014. Sou psicóloga de formação, trabalhei por anos na Saúde Mental, em serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico. A transição de carreira foi natural e não foi planejada. Me considero uma criadora de conteúdo responsável e ética, por isso achei relevante compartilhar esse assunto que surgiu no instagram do BH Dicas, por aqui também!
Bom, geralmente domingo é dia de abrir caixinha de perguntas nos stories do instagram @bhdicas para gente conversar. O momento da caixinha é para que as pessoas que acompanham o conteúdo que venho criando ali, possam colocar suas opiniões, sugestões, perguntas, dúvidas e curiosidades! Se você ainda não acompanha o bhdicas por lá, por favor, faça isso!
Veja a questão que apareceu:
Fiz uma listinha rápida na hora, mas depois continuei pensando sobre o tema e acrescentei mais argumentos. Vou dividir com você e me conta o que acha, tá?
Lado ruim
- Lidar com frustrações o tempo todo.
- Separar as suas expectativas das dos outros.
- Estar sempre alerta. Você tem responsabilidade até nas pequenas atitudes. Tem hora que é desgastante.
- Vício em rede social. Quando você vê, passou anos sem desligar, pois é o seu trabalho.
- Você tem que fazer escolhas difíceis o tempo todo. (Ex: a dor de recusar jobs, rs. Você precisa de dinheiro, mas o conteúdo do job que apareceu não tem a ver com sua abordagem. Não dá pra fazer. E aquela opinião polêmica? Será que falo, ou não? Fala e aguenta as consequências).
- Todos os seus momentos são potenciais conteúdos, entender o limite não é fácil.
- Fazer contrato. Sou de humanas e é chato demais ler e fazer contratos sempre.
- Tirar Nota Fiscal e todo esse processo burocrático.
- Debater Briefing com clientes que não entendem o trabalho de criação de conteúdo. Se posicionar requer saúde mental em dia.
- Não dá pra agradar todo mundo e é preciso paciência e muita terapia para não surtar com as opiniões que chegam diariamente pra gente!
- Alguns amigos que se contentam com sua presença virtual e acham que sabem da sua vida pelo recorte que assistem. E não te procuram mais!
Lado bom
- Compartilhar e sentir que você ajuda alguém. Isso é o que faz tudo valer a pena!
- Conhecer e trabalhar com pessoas maravilhosas. É muito bom encontrar pessoas criativas e que desenvolvem um trabalho legal para caminhar junto.
- Poder escolher com quem você quer trabalhar. Você monta sua própria equipe, SE quiser ter uma.
- Realizar projetos que realmente tem um impacto positivo na vida das pessoas.
- Poder testar vários formatos.
- Oportunidades únicas de participar de projetos importantes.
- Acesso a lugares e situações.
- Aprender com aquelas pessoas que são referência na sua área e que você admira muito.
- Todo dia aprender algo diferente com a audiência.
- Receber ajuda quando as coisas não estão boas para você. Sério, o carinho e a motivação das pessoas que acompanham o seu trabalho na internet, não te base não!
- Não ter rotina, fazer seu próprio horário, suas férias, decidir seu momento de lazer.
- Receber por algo que você realmente ama.
- Poder trabalhar de qualquer lugar.
- Baixo investimento. Você coloca o quanto pode, e quanto mais vai crescendo vai investindo.
- Você define seus próximos passos de acordo com o seu desejo.
- Você está sempre atualizado – o mercado exige isso da gente e mesmo sem buscar, acredite, você acaba sabendo das últimas novidades da internet.
- Resposta super rápida, rs. Acho isso uma vantagem! Você conhece sua audiência e entende o que vai ou não funcionar.
É claro que essa lista aborda alguns pontos e a decisão de trabalhar na internet, vai para muito além. Cada um tem uma vivência e encara as vantagens e desvantagens de maneira bem diferente. O que é bom pra mim, pode não ser pra você. O preço que a gente paga pelas escolhas que fazemos na vida, tem um valor muito pessoal para cada um de nós.
Mas, espero que tenha te ajudado um pouco com minha experiência! Minha transição de carreira não foi planejada, mas eu sou tão feliz fazendo o que faço, que não consigo imaginar minha vida sem o BH Dicas. Me conta se você acha que tem mais vantagens e desvantagens, tá?
Um beijo!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.