O 3º Concurso Gastronômico Prato Junino do Arraial de Belo Horizonte tem como objetivo promover e enaltecer a culinária mineira junto de elementos típicos da época junina, de uma forma acessível e inovadora, além de estimular a criatividade e competitividade sadia entre os acadêmicos dos cursos superior de gastronomia na cidade, a fim de fortalecer e integrar os setores da cadeia produtiva gastronômica ao tradicional evento “Arraial de Belo Horizonte”.
Tive a honra de participar das seletivas como jurada, ao lado da criadora de conteúdo Amanda Almeida do canal Próxima Parada Trip, do Chef Américo Piacenza, restaurante Cantina Piacenza, a querida Marcela Azevedo, mixologista da Cachaçaria Itinerante e a Chef Tainá Moura, do AA Wine Experience. Não foi fácil definir. O nível estava bem alto.
Avaliamos a harmonia de sabor e textura de cada prato. Aqui sentimos as texturas, o sabor, a temperatura e a consistência. Levamos em consideração também a originalidade de cada um. Se a receita foi inovadora, como se deu a forma de fazer, as técnicas empregadas e a criatividade. É econômico? Quanto foi o custo do prato e a quanto ele será vendido na Praça da Estação. A apresentação é importante pois avaliamos onde e como a comida será colocada. Estamos falando de um evento de rua e a praticidade precisa ser levada em conta. E por último, avaliamos também sobre a utilização dos ingredientes. Tinha uma lista com todos que eram sugeridos e os alunos precisavam usar pelo menos 2.
Os ganhadores foram:
Estácio de Sá: Rubim de Açúcar – Três mini torteletes de massa de tapioca e farinha de pipoca caramelada recheadas de cocada de fita cremosa, brigadeiro de pé de moleque e maçã do amor.
Univeredas: Canjiquinha solta, com copa lombo ao molho de rapadura com cachaça.
Una: Porcobá – Broinha de fubá de canjica com refogado de costela e limonete de ora pro nobis.
Senac: Bolinho Tão João – bolinho com base cremosa de milho verde, cobertura de brigadeiro com canela e crocante de canjiquinha feito com leite e flor de sal.
Faculdade Promove: Caminhos de Minas – Tropeiro com feijão fradinho, acompanha couve crispy, torresmo de barriga e gema mole empanada.
O Arraial está em sua 43ª edição, acontece nos dias 29, 30 e 31 de julho e também nos dias 07 e 08 de Agosto, e o Concurso Prato Junino tem o intuito de fortalecer e consolidar a área de gastronomia dentro do evento, de forma a promover uma experiência completa aos participantes.
Te espero!
Um beijo
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.