Esta semana acontece o projeto Casa Póça! Trata-se de uma residência artística, que reúne seis mulheres artistas mineiras residentes, Carolina Botura, Chris Tigra, Fernanda Polse, Julia Baumfeld, Maria Moreira e Sara Não Tem Nome e mais duas convidadas de outras regiões: Jadsa, baiana, e Saskia, Gaúcha.
A Casa Poça é um espaço para o risco artístico, sob a proteção de se estar entre pares. Pensado como uma provocação à criação, a residência artística dá novo sentido ao uso do espaço. Instalada temporariamente numa sala no térreo de uma feira-livre, no primeiro andar do Mercado novo, a ocupação busca estranhezas e similaridades com seu entorno.
O Projeto é imersivo e experimental. A Casa Póça une artistas mineiras a nomes do cenário de outras regiões, promovendo trocas inéditas com a baiana Jadsa e a gaúcha Saskia. O projeto também faz importante interseção com a programação do Festival Sonâncias, mais um enlaçamento proposto pelo coletivo.
A casa temporária vai funcionar por um período determinado: são duas semanas de programação
diversa e gratuita, dentro do velho Mercado Novo, um espaço histórico em Belo Horizonte dedicado
ao comércio de produtores locais, incluindo bares, quitandas, brechós e restaurantes de balcão.
Na sexta, dia 22 de julho, sexta-feira, às 19h, em parceria com o Festival Sonâncias, ocorre um bate-papo com Saskia e Jadsa com o tema “Música, experimento, arte, teia e expressão”. Na sequência, pocket show de Jadsa.
No domingo, dia 24 de julho, a partir das 14h, o espaço abriga o ateliê Desenho Sônico, agora em um evento onde o público poderá participar das ações em uma espécie de ateliê aberto. A Casa mantém atividades entre as integrantes, e volta a receber o público no dia 27 de julho, quarta-feira, a partir das 17h, quando realiza o Rolezim Poça. No dia 28, Carolina Botura, Chris Tigra, Fernanda Polse, Julia Baumfeld, Maria Moreira e Sara Não Tem Nome promovem a “Manifesta de encerramento”, celebrando ao lado do público, e também promovendo uma exposição com o material produzido.
Ainda em 2022, a Casa Póça lança ainda um álbum visual. O conteúdo reunirá a produção artística,
musical e visual, dos encontros gerados nesses 10 dias de atividades.
Um beijo! Aproveita!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.