Com direção de Daniela Fernandes e curadoria de Andrea e Carlos Ormond, a Mostra de Cinema Curta Circuito chega a 22ª edição trazendo o melhor da produção cinematográfica brasileira. Com o tema Comédia no Cinema Nacional – ontem e hoje, a mostra exibe oito filmes, de períodos diversos, incluindo o longa Solteira quase surtando, do diretor Caco Souza, que faz sua estreia nos cinemas de Belo Horizonte.
Esse ano, a programação do Curta Circuito – que é gratuita e inclui ainda debates e masterclass – vai ocupar dois espaços da capital: o Cine Humberto Mauro (de 15 a 17 de setembro) e o Cinema do Minas Tênis Clube (18 de setembro). As cidades mineiras de Araçuaí e Montes Claros recebem um recorte da programação.
Para essa edição, foram selecionados sete longas e um curta-metragem, realizados em diferentes momentos históricos, da década de 1970 aos anos 2020, trazendo um retrato amplo e diversificado das comédias produzidas no país.
Abrindo a programação, temos a masterclass Desenvolvimento e Produção de Comédias – dias 15 e 16 de setembro, no Cine Humberto Mauro – ministrada pelo renomado produtor Paulo Boccato, que tem no currículo o sucesso “Loucas pra Casar”, oitava maior bilheteria nacional de todos os tempos.
Para os debates, que encerram a programação de cada dia, foram escolhidos quatro temas centrais: Comédia de costumes urbana, A velha guarda da comédia, Comédia pop e Comédia feminina contemporânea. Para enriquecer a conversa, foram convidados o diretor Caco Souza; os críticos Fernando Oriente, Maria Trika, Eliska Altmann, Bianca Dias, Lufe Steffen e Daniel Salomão e; os atores Maurício Manfrini (Os farofeiros), Ivan Lima (O jeca macumbeiro) e a atriz Marta Andersen (Como ganhar na loteria sem perder a esportiva).
No site oficial da mostra, o público tem acesso a um material complementar, como caderno de crítica de todos os filmes exibidos – PDF e audiobook – e uma série de podcasts com a gravação dos debates apresentados.
Sobre o Curta Circuito
A mostra exibe filmes nacionais, clássicos e atuais, sempre com entrada franca. Desde sua criação, em 2001, até hoje reuniu um público de mais de 82 mil pessoas, que estiveram presentes nas quase cinco mil sessões apresentadas. O Curta Circuito é dirigido por Daniela Fernandes, da Le Petit Comunicação Visual e Editorial, com curadoria assinada pela crítica de cinema e autora do blog Estranho Encontro, Andrea Ormond, com consultoria de Carlos Ormond, escritor e crítico de arte. É referência em Minas e no Brasil como ação de formação qualificada de público, espaço de reflexão e debates sobre a cultura audiovisual e todos os aspectos que a envolvem, sejam técnicos, narrativos, estéticos, culturais e políticos.
O Curta Circuito já atuou em 18 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pará e atualmente está presente em Belo Horizonte – onde tem como “sede” de suas exibições o Cine Humberto Mauro – e nos município mineiros de Montes Claros e Araçuaí. Já passaram pelo projeto convidados como Nelson Pereira dos Santos, Zé do Caixão, Sidney Magal, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Nelson Xavier, Darlene Glória entre outros. O Curta Circuito atua também na preservação e memória do cinema brasileiro, trabalhando na restauração de filmes, em parceria com a Cinemateca do MAM-RJ. A iniciativa recebeu Mention do D’Hounner em Milão, em 2013, pela restauração do filme “Tostão, a fera de Ouro”, da década de 1970.
Programação Belo Horizonte [Cine Humberto Mauro]
15 de setembro (quinta-feira)
14h | Masterclass – Desenvolvimento e Produção de Comédias, com Paulo Boccato | 17h15 – Sessão de cinema | Alô Tetéia – Dir. José Joffily | RJ, 1978, 10 minutos | Os Sete Gatinhos – Dir. Neville d’Almeida – RJ, 1980, 109 minutos | 19h – Sessão de cinema – Os Farofeiros – Dir. Roberto Santucci | RJ, 2018, 103 minutos | 21h – Debate
16 de setembro (sexta-feira)
14h | Masterclass – Desenvolvimento e Produção de Comédias, com Paulo Boccato. / 17h15 | Sessão de cinema – Jeca Macumbeiro – Dir. Pio Zamuner, Amácio Mazzaropi | SP, 1974, 87 minutos / 19h | Sessão de cinema – Como ganhar na loteria sem perder a esportiva – Dir. J. B. Tanko | RJ, 1971, 95 minutos / 21h – Debate
17 de setembro (sábado)
17h | Sessão de cinema – Onda Nova – Dir. José Antônio Garcia e Ícaro Martins | SP, 1983, 98 minutos / 19h – Sessão de cinema – Não quero falar sobre isso agora – Dir. Mauro Farias | RJ, 1991, 91 minutos / 21h – Debate – Comédia pop, com Lufe Steffen, Eliska Altman e Andrea Ormond
[Cinema Minas Tênis Clube]
18 de setembro (domingo)
20h| Sessão de cinema (estreia em BH) – Solteira quase surtando – Dir. Caco Souza | RJ, 2020, 86 minutos / 21h30 – Debate – Comédia feminina contemporânea, com Bianca Dias, Andrea Ormond e Caco Souza (diretor de Solteira quase surtando)
Mais informações: www.curtacircuito.com.br
Não perde!!!!
Um beijo
*Release Barbara Prado
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.