A Semana Criativa de Tiradentes é uma iniciativa cultural e social, que acontece anualmente com o objetivo de divulgar e valorizar os saberes de tradição e estimular o empreendedorismo por meio do design, do artesanato e da arquitetura. O projeto é realizado pela jornalista Simone Quintas e pelo produtor cultural Júnior Guimarães. Estarei lá pra te mostrar! acompanhe o BH Dicas no Insta!
Ao longo do ano, são promovidas imersões entre designers e artesãos para a troca de conhecimentos. O resultado destes encontros são produtos criativos e cheios de história, exibidos e vendidos na loja da Semana Criativa de Tiradentes e em lojas de design do país.
Participam desta edição os designers:
- Gustavo Bittencourt (RJ),
- Luly Vianna (SP),
- Karol Suguikawa (MT),
- Pietro Oliveira (MG),
- Rodrigo Ambrosio (AL)
E os artesãos:
- Alisson Lourenço Nascimento (madeira/marchetaria),
- Tatiane Carvalho de Santana,
- Edna Maria Carvalho de Santana e Wellington Carvalho de Santana (palha),
- Camila Mendes (bordado),
- Claudio de Matos Ferreira (Nôca) e Bela Ladeira (couro),
- Carlos Henrique Silveira Barbosa,
- Leonardo Luiz da Silvia e Tiago César de Almeida (lata).
Além disso, diversos artesãos que participaram de edições passadas permanecem no projeto, e junto com o time de designers continuam trocando, criando produtos ou mesmo aprimorando ideias antigas. O movimento de continuidade de artesãos e designers é chamado de “Desdobramentos”.
O evento acontece em formato presencial, com quatro dias recheados de palestras, rodas de conversa, exposições, oficinas e experiências ligadas ao universo artesanal brasileiro. Durante o festival, acontece uma verdadeira maratona de conteúdo e de experiência pelas vielas da cidade sobre artesanato, design, arquitetura e gastronomia. O público é formado por arquitetos, designers de produto e de interiores, artesãos, artistas, formadores de opinião, lojistas e interessados no assunto vindos de todo o país.
As palestras do dia serão disponibilizadas no YouTube da Semana Criativa, no período do festival. Neste ano, o festival é um oferecimento do Instituto Cultural Vale e conta com o patrocínio das empresas Electrolux, Breton, Portobello e Sherwin William, copatrocínio da Bel Lar e Tapetah, apoio da ABPMA (Associação Brasileira dos Produtores de Mogno Africano), Divina Terra, Ecosimple e Oxford, e parceria da ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores).
Mais informações: https://semanacriativadetiradentes.com.br
Um beijo!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.