Grupo Corpo em Temporada Popular de fim de ano - BH DICAS
BH DICAS

Grupo Corpo em Temporada Popular de fim de ano

  • por em 7 de dezembro de 2022

Apresentando Primavera, espetáculo criado durante a pandemia, em programa duplo com 21, criação de 1992 que marcou a revolução da sua linguagem. No fim de semana!

Foto: José Luiz Pederneiras

Duas coreografias criadas com 29 anos de distância uma da outra – 21 estreou em 1992, Primavera em 2021 – compõem o programa do Grupo Corpo no Cine Theatro Brasil Vallourec.  A dobradinha representa um raro privilégio para o público: é a oportunidade de ter, no palco, dois momentos de força extraordinária na evolução da linguagem artística da companhia.

As apresentações fazem parte da tradicional temporada de fim de ano da companhia, com ingressos a preços populares. É de 8 a 11 de dezembro. 

O programa abre com Primavera, coreografia criada por Rodrigo Pederneiras sobre uma sequência de peças musicais de Paulo Tatit e Sandra Peres – a dupla Palavra Cantada – especialmente selecionadas e adaptadas para a companhia. Na segunda parte, 21, marco da grande virada do Grupo Corpo na consolidação não apenas de sua gramática coreográfica, mas de seu método de criação: foi a partir daí que as trilhas sonoras passaram a ser encomendadas e a servir de base para a construção dos espetáculos. 

Criado sobre a ideia do recomeço e do sopro de esperança, Primavera, com coreografia de Rodrigo Pederneiras, se urdiu sobre a música da dupla Palavra Cantada: 14 canções adaptadas para o instrumental, numa gama de estilos musicais às vezes bem contrastantes – de um jazz light à percussão afro. O balé, nascido na pandemia, tem o espírito do divertissement; incorpora – e, de certo modo, abraça – as interdições daquele momento: são solos, duos, trios, quartetos em que os bailarinos não se tocam, com exceção de três pas-de-deux na performance dos casais que são parceiros também na vida. 

Conjurando tempos mais leves e buscando a doçura da estação, os figurinos femininos, monocromáticos – amarelos, verdes, laranjas e vermelhos – têm saias muito leves, que voejam, sobre collants; os dançarinos usam camiseta justa e calça preta clássica. Projeções em tempo real ocupam o fundo do palco, multiplicando e ampliando olhares, gestos e, por que não?, a ideia de novos tempos. 

O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio premium do Instituto Cultural Vale, patrocínio master da ArcelorMittal e patrocínio da Vivo e Itaú.

Cine Theatro Brasil Vallourec – de 8 a 11 de dezembro – quinta a sábado 20:00 e domingo 18:00 hrs. Ingressos R$30,00 a inteira e R$15,00 a meia.  Av. Amazonas, 315 – Centro. Online: www.eventim.com.br

Um beijo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments