Minas Gerais está em festa. No dia 5 de julho teve reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) onde foi aprovado o registro dos Sistemas Culinários da Cozinha Mineira – O milho e a mandioca como patrimônio cultural imaterial do estado, o que torna a cozinha mineira oficialmente um patrimônio dos mineiros.
O registro é resultado de um trabalho de mais de dois anos, que envolveu a produção de um complexo dossiê, que englobou não só os sistemas registrados, mas também uma caracterização detalhada da história da cozinha mineira. A produção desse dossiê ficou sob a responsabilidade do Instituto Periférico em uma cooperação técnica com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).
Com esse registro oficializado, a cozinha mineira entra em uma nova fase de proteção e salvaguarda, com desenvolvimento de diversas políticas públicas com objetivo de preservá-la e valorizá-la.
Para os interessados, tanto o dossiê, quanto o documentário, já podem ser acessados por meio do site www.cozinhamineirapatrimonio.com.br.
Viva Minas!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.