Essa semana, mais uma vez, passei por constrangimento ao fazer um exame por causa do meu corpo. Dessa vez, o médico perguntou se o rx era porque eu tinha feito uma cirurgia bariátrica. Quando respondi que não, ele completou: “É pra fazer então?”. Na hora só consegui responder que estava tudo bem com a minha saúde, e que os exames era para um checkup anual.
Não foi a primeira vez, e infelizmente não será a última, que profissionais de saúde despreparados, sem noção, preconceituosos, que não conseguem olhar além da imagem.. e claro, sem cuidado nenhum com o outro. Ao compartilhar esse momento difícil aqui nos stories, recebi um tanto de relato, que olha, é de perder a fé na humanidade. Coloquei alguns (poucos) aqui.
Estou dividindo com você, para que a gente não esqueça e denuncie. As vezes, na hora, pela situação e vulnerabilidade, não temos condições (físicas nem emocionais) de responder e tomar providências. Mas não podemos deixar pra lá, sabe?
Tô bem cansada. E quem passa por isso também está!
Um beijo
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Ai, que chatisse…que mi mi mi..affss
Tudo hj em dia é ofensivo demais, tá um saco isso Essas militâncias sem sentido e mimizentas já estão torrando a paciência…palhaçada!!
Elisié, tudo bem? Acredito que você não tenha entendido muito bem o assunto, ou está só sem empatia mesmo. O que acontece é que pessoas gordas estão sendo NEGLIGENCIADAS e muitas vezes ficam sem cuidados médicos, por causa de falta de conhecimento e preconceito por parte da equipe de saúde. Se você não passa por isso, fico feliz. Porém, não venha deslegitimar a voz de quem passa, ok? É grave e a situação precisa ser falada. Até.