O Hotel Fasano Belo Horizonte recebe o sommelier do grupo, Manoel Beato, que em parceria com o chef Marcelo Pace, vai harmonizar um menu especial em quatro tempos. É hoje e com reservas limitadas.
Os rótulos selecionados são da vinícola Concha y Toro e foram escolhidos especialmente para a ocasião. No menu, como antepasto, tem o carpaccio de peixe branco com brunoise de legumes e toque de gengibre será harmonizado com o Terrunyo Sauvignon Blanc 2021. Para o primeiro prato, o tortelli de galinha d’angola com molho roti e fonduta de burrata harmoniza com os rótulos Marques de Casa Concha Heritage 2021 e o Epu 2018. No segundo prato principal, o stinco de cordeiro ao molho de vinho tinto com polenta cremosa será acompanhado por Don Melchor 2020. E para finalizar, o gavotte de manga e iogurte acompanha um Colheita de Inverno Moscato da Casa Geraldo 2022 .
Um pouquinho sobre Manoel Beato.
Manoel combina vinho com música, gastronomia com literatura e sua e é um verdadeiro conhecedor de vinho. Sua trajetória começou quando cursava letras na UNESP em Assis, SP, depois de fazer alguns bicos como garçom, foi trabalhar num sofisticado restaurante no interior da cidade. Em 1986 foi trabalhar no hotel Maksoud Plaza em São Paulo, depois no restaurante Saint Germain onde conheceu novos sabores e novos vinhos. Ali recebeu e aceitou o conselho de ir para a Europa aprofundar seus conhecimentos. Trabalhou primeiro em Portugal por quatro meses e depois na França numa colheita de uvas na Borgonha e em um restaurante de cozinha italiana em Grenoble, por quase um ano. Ao voltar, trabalhou no Le Bistingo, cujo proprietário, Michel Thenard, era um profundo conhecedor de vinhos, dono de uma boa biblioteca sobre o tema e apaixonado pelos dois assuntos que mais mobilizam o tempo e a vida de Manoel – gastronomia e enologia.
Em 1992 Manoel começou seu trabalho no Fasano. Nos primeiros anos aproveitava para passar suas noites de folga degustando vinhos e trocando conhecimento. Nos últimos anos, o repertório de Manoel ampliou consideravelmente, graças a uma vida
totalmente dedicada ao ofício: experimenta algo em torno de 20 mil amostras de vinho por ano! As viagens, cursos e palestras são constantes. Em 2006, seus conhecimentos tornaram-se best seller: seu livro Guia de Vinhos Larousse vendeu mais de oitenta mil exemplares. Por mais de 5 anos, apresentou o programa Adega Musical nas rádios Eldorado FM e Estadão FM. É mais um passo para a popularização deste prazer que Manoel acredita piamente ser “para todos”.
No final de 2011, lançou o livro “Cachaça” em que é co- autor, juntamente com o renomado fotografo Araquém Alcântara e em 2015, o livro Queijos Brasileiros à Mesa com Cachaça, Vinho e Cerveja, em parceria com o autor Bruno Cabral. Paulista de Vera Cruz, Manoel Beato não só abraçou com sucesso sua profissão de sommelier, como, ao mesmo tempo, ajudou a popularizá-la.
Endereço: Rua São Paulo, 2.320 – Lourdes / Telefone: (31) 3500-8970 | (31) 98412-4080 (whatsapp) / Jantar harmonizado dia 24.04.2024 as 20:00 hrs. Valor por pessoa R$ 998,00 + 15% de serviços.
Um beijo
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.