Minascentro recebe a primeira edição do Minas Travel Market, evento de turismo que substitui o antigo Salão do Turismo de Minas Gerais, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). Inspirado e idealizado pelos mesmos criadores do Brazil Travel Market (BTM) – uma das maiores feiras de turismo da América Latina –, o encontro deve reunir cerca de 2 mil profissionais de turismo ao longo de dois dias de agenda e o BH Dicas vai cobrir!!!
Novidades!
Chegada do Le Cordon Bleu foi anunciada na abertura do MTM – Minas Travel Market. Minas Gerais será sede de uma nova e renomada escola de gastronomia francesa, o Le Cordon Bleu, e reforça Minas como um dos principais destinos turísticos e de investimentos no Brasil, além de ressaltar as potências culturais e turísticas da Cozinha Mineira.
O Centro Universitário UniBH, em parceria com o Le Cordon Bleu, irá ofertar um curso de gastronomia com atividades práticas e presenciais no campus Buritis, sob a orientação de chefs e docentes certificados pelo Le Cordon Bleu. O curso, que deve ser aberto até 2025, unirá as técnicas francesas com a diversidade e a riqueza dos ingredientes brasileiros, especialmente os mineiros.
Protagonismo da Cozinha Mineira
Como sempre acontece nas feiras nacionais e internacionais de turismo, a Cozinha Mineira também será protagonista no MTM e os sabores, aromas e saberes da culinária do estado darão o tom do projeto “Cozinha Viva”. Na sexta, a chef Bernadete, do Norte de Minas, prepara um arroz caldoso com carne de sol na manteiga de garrafa, pequi e farofa crocante de baru. Outra atração do dia, o chef Highlander apresenta um risoto de pinhão com truta espalmada produzidos na Serra da Mantiqueira. Já no sábado, será vez da Cozinha do Jequitinhonha, com o chef Michel Abras e seu prato “Aconchego de Vó Zarinha” (linguiça caipira ao molho de rapadura e capim santo com requeijão moreno, farofinha de andu verde e arroz de quintal).
Também nesta sexta-feira, em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), foi apresentado o projeto “Patrimônio para Colecionar”. Trata-se de cartões-postais com um breve resumo dos Cadernos do Patrimônio do Iepha e com um QR code que direciona a baixar gratuitamente os conteúdos.
Os músicos Rodrigo Borges e Ian Guedes, que carregam em seus sobrenomes o legado do Clube da Esquina, encerram o dia no estande do Governo de Minas com um show cujo repertório encontra a mineiridade em notas e acordes.
Minas terá nova rota turística
O Minas Travel Market continua neste sábado (27) e com mais novidade: novo roteiro turístico. A Rota das Artes, que irá abranger oito municípios: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. Também no segundo dia do MTM, o chef Sinval Espírito Santo comandará a ação de capacitação “Cozinha Mineira e turismo de experiência: dos causos aos cases”.
O evento é centrado em intensificar o fortalecimento de parcerias, estimular o networking e catalisar novas oportunidades estratégicas no dinâmico universo do turismo, o Minas Travel Market deve receber caravanas com representantes de 19 estados do Brasil.
Conforme indicam os dados mais recentes da Belotur, Belo Horizonte vem apresentando bons números nos indicadores de atividades turísticas. A ocupação hoteleira, por exemplo, atingiu 65,65% de média mensal no último ano, com uma receita média por quarto (REVpar) de R$219,00 – números melhores do que no período pré-pandemia, segundo a ABIH-MG (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais). Ainda em 2023, foram registrados R$147,98 milhões recolhidos somente em impostos sobre serviços (ISS) relacionados às atividades parcialmente e tipicamente turísticas.
Minascentro fica na rua Curitiba, 1264 no centro. A feira acontece nos dias 26 e 27 de abril, para se inscrever clique no link: https://www.eventspro.com.br/e/mtm-minas-travel-market
Um beijo e acompanhe pelos stories do bhdicas no instagram!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.