Uma das mais tradicionais festas de rua de Belo Horizonte, chega a sua 23ª edição. No dia 13 de julho, a Festa Francesa traz feira ao ar livre, comidas típicas, festival de vinhos, espaço kids e muita música. O evento celebra a Queda da Bastilha, fato histórico de 14 de julho de 1785, que marcou o início da Revolução Francesa e trouxe mudanças sociais permanentes ao mundo. A entrada é gratuita mediante retirada de ingressos no site Ingresse e doação de 1 kg de alimento não-perecível.
A programação, que vai das 10h às 22h, acontece na Praça Mendes Júnior (ao lado do Palácio da Liberdade e da Casa Fiat de Cultura), onde você vai encontrar: gelatos, macarons, crepes, pães, pizzas, hambúrgueres e muito mais.
Para isso, o evento conta com uma curadoria de restaurantes de Belo Horizonte: Belle Quiche, Maria Antonieta Macarons, Cacauhatt, CJ’s, Fiorella, Francette, Gourmandise Pâtisserie, Gourmeria Culinária, Matula Doces, Omilía, Padaria CumPanio, Padero, Pizza Sur, Rossignol, Simples Assim, S/S Gastronomia, L’entrecôte de Paris, além dos chefs Cidinha, Marlon e Alexandre Alvarenga e do gastrólogo Glauco Knopp.
No Festival de Vinhos, o público pode experimentar diversos rótulos do país. Com a proposta de acolher todas as idades e toda a família, o evento ainda oferece espaço kids, com diversão para as crianças.
Enquanto tudo isso, boa música. Sônia Andrade, Lygia Santos e Valerie Lu trazem apresentações embaladas por clássicos da música francesa, de nomes como Edith Piaf e Henri Salvador. Além disso, tem o sanfoneiro Max Hebert, o jazz africano de Mamour Ba, o repertório romântico de George Arrunáteghi e Hexagone Jazz e Bossa Trio misturando sonoridades nacionais e internacionais. O evento ainda é animado pelo DJ francês Paco Pigalle, que voltou este ano para BH, depois de uma temporada pela Europa e Norte da África.
Na feira ao livre estarão disponíveis geleias, chutneys, chás, queijos de cabra, bijuterias e até óculos de sol, com as marcas D´Chevre Queijos, Deli Chat, Espírito Livre Biojoias, Provençal Gourmet e Hazô com a Lupa.
Um beijo
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.