Durante uma viagem, as chances de algo dar errado é bem grande. Isso porque você estará numa cidade/estado/país diferente do seu, em alguns casos com idioma que você não domina, sem nenhum conhecido por perto. Além disso, a organização de uma viagem tende a ser mais relaxada comparada com compromissos que temos dia a dia, pois nossa mente está focada em uma única coisa: relaxar.
Justamente pela junção desses fatores, alguns problemas podem ocorrer e nosso objetivo é dar dicas para evitá-los. Quem nunca leu ou ouviu falar de um conhecido que perdeu o voo porque o horário mudou e a Cia aérea não informou? Ou chegou num hotel e não tinha reserva em seu nome?
Erros acontecem em qualquer lugar. Por isso, o melhor a fazer é dedicar uns 30 minutos do seu tempo para minimizar os riscos.
Uns 10 dias antes da sua viagem envie e-mail para todos os hotéis e passeios que você já reservou. Se a reserva foi por uma agência, física ou virtual, mande uma mensagem para eles e também para o próprio hotel/passeio.
Caso o hotel/passeio não responda, ligue e peça informações. Isso é importante para ter certeza de que não enfrentará dificuldades.
Imagine se um hotel informar que a reserva não está no sistema. Você terá alguns dias para resolver, ou mesmo para encontrar outro lugar. Muito melhor do que ser surpreendido logo na chegada, quando estará cansado e sem muitas alternativas.
Outro ponto essencial é entrar no site da Cia aérea e verificar se os seus voos estão confirmados para os mesmos horários. Já vi gente que chegou no aeroporto na hora certa, mas o avião tinha partido, pois havia sido antecipado em 2 horas e o viajante não foi informado.
Em todos esses casos o prestador (hotel/passeio/cia aérea) tem responsabilidade de garantir o serviço ou produto. Mas a apreensão, transtorno e dor de cabeça, em plenas férias, jamais serão esquecidos.
Numa das únicas vezes que não fiz essas checagens acabei perdendo um passeio porque a prestadora simplesmente esqueceu-se de mim. Claro que depois pediram desculpas e incluíram num passeio no dia seguinte, mas essa brincadeira custou 3 a 4 horas da viagem que eu nunca mais recuperaria.
Um abraço,
Créditos da Foto de Capa: Google
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Boas dicas! Eu já tive a desagradável surpresa de chegar ao hotel que havia reservado na Argentina, por meio de uma agência de viagens, e ser informada que a reserva não estava no sistema. Se eu tivesse checado antes, não haveria estresse e perda de tempo logo no primeiro dia da viagem.
Que chato Aline. Se o problema surge antes da viagem fica muito mais fácil de contornar.
Que chato Aline. Se o problema surge antes da viagem fica muito mais fácil de contornar.
Boas dicas! Eu já tive a desagradável surpresa de chegar ao hotel que havia reservado na Argentina, por meio de uma agência de viagens, e ser informada que a reserva não estava no sistema. Se eu tivesse checado antes, não haveria estresse e perda de tempo logo no primeiro dia da viagem.