Fica a dica

Conheça os Pratos Juninos do Arraial de Belo Horizonte

O 3º Concurso Gastronômico Prato Junino do Arraial de Belo Horizonte tem como objetivo promover e enaltecer a culinária mineira junto de elementos típicos da época junina, de uma forma acessível e inovadora, além de estimular a criatividade e competitividade sadia entre os acadêmicos dos cursos superior de gastronomia na cidade, a fim de fortalecer e integrar os setores da cadeia produtiva gastronômica ao tradicional evento “Arraial de Belo Horizonte”.

Tive a honra de participar das seletivas como jurada, ao lado da criadora de conteúdo Amanda Almeida do canal Próxima Parada Trip, do Chef Américo Piacenza, restaurante Cantina Piacenza, a querida Marcela Azevedo, mixologista da Cachaçaria Itinerante e a Chef Tainá Moura, do AA Wine Experience. Não foi fácil definir. O nível estava bem alto.

Avaliamos a harmonia de sabor e textura de cada prato. Aqui sentimos as texturas, o sabor, a temperatura e a consistência. Levamos em consideração também a originalidade de cada um. Se a receita foi inovadora, como se deu a forma de fazer, as técnicas empregadas e a criatividade. É econômico? Quanto foi o custo do prato e a quanto ele será vendido na Praça da Estação. A apresentação é importante pois avaliamos onde e como a comida será colocada. Estamos falando de um evento de rua e a praticidade precisa ser levada em conta. E por último, avaliamos também sobre a utilização dos ingredientes. Tinha uma lista com todos que eram sugeridos e os alunos precisavam usar pelo menos 2.

Estácio de Sá
Univeredas
Faculdade Promove
Una
Senac

Os ganhadores foram:

Estácio de Sá: Rubim de Açúcar – Três mini torteletes de massa de tapioca e farinha de pipoca caramelada recheadas de cocada de fita cremosa, brigadeiro de pé de moleque e maçã do amor.

Univeredas: Canjiquinha solta, com copa lombo ao molho de rapadura com cachaça.

Una: Porcobá – Broinha de fubá de canjica com refogado de costela e limonete de ora pro nobis.

Senac: Bolinho Tão João – bolinho com base cremosa de milho verde, cobertura de brigadeiro com canela e crocante de canjiquinha feito com leite e flor de sal.

Faculdade Promove: Caminhos de Minas – Tropeiro com feijão fradinho, acompanha couve crispy, torresmo de barriga e gema mole empanada.

O Arraial está em sua 43ª edição, acontece nos dias 29, 30 e 31 de julho e também nos dias 07 e 08 de Agosto, e o Concurso Prato Junino tem o intuito de fortalecer e consolidar a área de gastronomia dentro do evento, de forma a promover uma experiência completa aos participantes.

Te espero!

Um beijo

bhdicas

Posts Recentes

O ‘Short Jeans’ de Matheus Brant

Artista fundador do bloco de Carnaval “Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro” e que lidera…

16 de abril de 2024

BH cuida do lixo que produz???

Convidado do Tanto de Trem Podcast é Felipe Gomes que trouxe muita informação sobre o…

12 de abril de 2024

Quer arrasar no presente de dia das mães?

Quermesse da Mary acontece de 12 a 14 de abril, com 38 criativos com seus…

11 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!