De origem portuguesa, o Arroz de Bacalhau é um prato único com um sabor incrível, sendo um excelente prato para o almoço de natal, reunindo toda a família!
INGREDIENTES:
- 700g de Bacalhau já dessalgado
- 1 Cebola grande
- 1 Pimentão amarelo
- 1 Pimentão vermelho
- 5 dentes de Alho
- 100g de Ervilha ou mini Vagem congeladas
- 500g de Arroz Parboilizado
- 2L de Caldo de Legumes
- 1 envelope de Tempero Paellero (Açafrão e especiarias)
- 5 Ovos
- 150g de Azeitonas pretas
- 100ml de Azeite Extra Virgem
- Sal e Pimenta do Reino a gosto
MODO DE PREPARO:
1- Corte a Cebola e os Pimentões em tiras. Corte o Alho em pequenos pedaços. Desfie o Bacalhau em lascas grandes. Coloque o caldo de legumes com o tempero Paellero e ferva, formando um caldo avermelhado.
2- Na frigideira, doure a Cebola e o Alho no Azeite. Acrescente o Bacalhau e refogue-o por 5 minutos. Coloque metade das tiras de Pimentão amarelo e vermelho e cozinhe por mais 5 minutos. Agregue um pouco da Pimenta do Reino e Sal, se precisar.
3- Ponha o Arroz na panela e misture bem, deixando fritar um pouco. Coloque o caldo fervendo até passar um dedo acima do Arroz.
4- Deixe no fogo por uns 20 minutos e acrescente mais Água aos poucos se for necessário. Paralelamente, cozinhe os Ovos, descasque-os e corte-os ao meio.
4- Assim que a panela estiver quase sem caldo, polvilhe as Ervilhas e enfeite com as tiras de Pimentão restantes. Regue um pouco de Azeite. Desligue o fogo e abafe com um pedaço de papel alumínio. Ele vai cozinhar o Pimentão e a Ervilha no vapor.
5- Finalize com os Ovos e as Azeitonas. Sirva a panela na mesa, acompanhando de um bom Azeite e Vinho, é claro!
RENDIMENTO: 8 porções
DICAS:
– Para dessalgar o Bacalhau: coloque-o em Água gelada e vá trocando ela quando lembrar, de um dia para o outro. É possível comprar o Bacalhau já dessalgado também.
– Substitua o tempero Paellero pelo Açafrão em pó.
– Use uma panela do tipo frigideira grande, ideal para fazer Risotos e Paellas. Ela cozinha o prato de maneira uniforme.
– Use uma panela bem grande e dobre a receita! O segredo desse prato é NÃO mexer no Arroz em cozimento. Vez ou outra dê uma mexida pelas alças da panela.
– Use 2 trempes do fogão se elas forem pequenas e a panela grande.
– Harmoniza bem com Vinho tinto. Sugestão de harmonização: português da Região do Dão – Tom de Baton 2014, do Vinho Site.
Excelente natal e até a próxima!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.