Uma das mais emblemáticas obras de Ariano Suassuna ganhou, em 2022, as cores da Orquestra Ouro Preto. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, “Auto da Compadecida, a Ópera” têm sido um grande sucesso por onde passa e retorna à capital para duas apresentações, nos dias 13 e 14 de junho, às 20h30, no Palácio das Artes.
A história de Chicó e João Grilo reúne, na versão da formação mineira, uma verdadeira constelação para apresentar “uma ópera–buffa brasileira em dois atos”. A música é original e traz a assinatura de Tim Rescala. O compositor assina o libreto junto com o maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e responsável pela concepção e direção musical do espetáculo. A montagem ainda passará, em 2023, por Manaus e Rio de Janeiro, onde encerra a temporada com uma apresentação inédita nas areias da Praia de Copacabana.
Essa é a terceira incursão da Orquestra no universo operístico e pode ser considerada um marco na maturidade da formação mineira que agora, prestes a completar 23 anos de trajetória, propõe um projeto ainda mais ousado rumo a uma linguagem brasileira e popular. Em 2022 a “Auto da Compadecida, a Ópera”, estreou com seis récitas e todos os ingressos vendidos por São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Em 2023 a temporada começou em Belém, também com duas récitas lotadas.
O diálogo direto com o público, um dos pilares da produção da Orquestra, está garantido nessa ópera–buffa que traz a comédia como elemento principal de sua linguagem. Para cumprir essa missão, formou-se um grande elenco em cena e nos bastidores da montagem. A direção de cena é assinada por Chico Pelúcio. No palco, grandes nomes do canto lírico brasileiro – Fernando Portari, Marília Vargas, Marcelo Coutinho, Carla Rizzi, Jabez Lima e Rafael Siano, além de um trio de atores escolhidos para dar voz e corpo ao clássico da literatura brasileira – Glicério do Rosário, Léo Quintão, Marcelo Veronez e Maurício Tizumba.
Para abrilhantar ainda mais a produção, trazendo para o palco as raízes da obra de Ariano, o espetáculo conta com figurinos desenhados por Manuel Dantas Suassuna, artista plástico de renome e filho do escritor. Essa parceria traz ainda um maior enraizamento à montagem, agregando o olhar e a criação de quem nasceu, viveu, conhece e reconhece este universo como poucos.
Data: 13 e 14 de junho de 2023 / Horário: 20h30 / Local: Grande Teatro do Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1537, centro. / Ingressos: No site www.eventim.com.br e na bilheteria do teatro. / Informações: www.orquestraouropreto.com.br
Um beijo!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.