Fica a dica

Beagá para brincar

O “Na Pracinha” lança a 2a edição do livro-guia Beagá pra brincar”, apresentando para o público espaços naturais, urbanos, culturais e turísticos da capital, com dicas de passeios que valorizam o patrimônio material e imaterial da cultura da infância.

Com autoria e coordenação editorial de Flávia Pellegrini, idealizadora do Na Pracinha, o livro tem a criança como protagonista. A nova edição também reúne propostas de brincadeiras e textos de Ana Carol Thomé, idealizadora do Ser Criança é Natural, do pediatra Daniel Becker e de Elisa Lunardi e Tati Garrido, do movimento Infância sem Excesso. A escritora Ana Holanda apresenta o projeto.

Eu sou muito fã do trabalho da Flávia. Ela faz uma curadoria muito cuidadosa, tem um trabalho primoroso incentivando a ocupação da cidade com as crianças. Mamãe me levava muito em parque, pra soltar pipa, pra curtir a rua, as praças e a gente vê cada vez menos esse movimento. Precisamos agradecer muito iniciativas como essa!

O rico ambiente natural presente nos parques e praças de Belo Horizonte, o acervo artístico dos museus e dos equipamentos culturais são (ainda) estranhos para muitas famílias. Isso gera um desconhecimento da cidade e da produção cultural local. A proposta do livro-guia é ser um facilitador nesta (re)conexão de crianças e adultos em um contexto pós-pandemia.

Os locais referenciados foram conhecidos, ocupados, explorados, a partir das coberturas de passeios e dos encontros brincantes do projeto Na Pracinha. A nova edição priorizou indicações de espaços públicos, com e na natureza, equipamentos culturais, programas e atividades gratuitas, acessíveis, inclusivas, plurais. Na curadoria, passeios para serem curtidos por crianças e adultos, longe dos excessos de telas e consumo.

Serão realizados dois eventos de lançamento e o livro será distribuído gratuitamente, além de ser disponibilizado com projeto acessível para pessoas com deficiência visual no site do Na pracinha [napracinha.com.br]. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Eventos de lançamento

  • Dia: 29 de julho, sábado / Horário: entre 10h e 12h / Local: Parque Lagoa do Nado – Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional / R. Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã / Atividades: lançamento com sessão de autógrafos do livro-guia e roda de brincares para ler o mundo com o mestre brincante Roquinho.
  • Dia: 05 de agosto, sábado / Horário: entre 10h e 12h / Local: Biblioteca Infantil e Juvenil / CRJ/Praça da Estação. / Rua dos Guaicurus, no 50, Centro / Atividades: lançamento com sessão de autógrafos do livro-guia e narração de histórias com Fabi Brasil (presença de intérprete de libras)

Um beijo!

bhdicas

Posts Recentes

Em cartaz: “Velhos caem do céu como canivetes”

Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH. 

15 de novembro de 2024

Baile da Lamparina

Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…

14 de novembro de 2024

Festival celebra o Dia da Consciência Negra

Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH

12 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!