Ei gente!!! Essa semana, a Embratur e a Prefeitura de BH anunciaram uma ação super legal: comunicadores e jornalistas internacionais vão vir pra cá conhecer de perto nosso Carnaval. A ideia é mostrar que BH é, sim, um destino turístico de peso — com segurança, organização, hospitalidade e muito impacto social.
A ação faz parte da série “Turismo Transforma”, que visa mostrar experiências turísticas com impacto social, econômico, ambiental e cultural em diversas regiões do Brasil. Durante o evento que aconteceu semana passada, também foi lançado o minidocumentário “Belo Horizonte: um destino sustentável“, que destaca a hospitalidade, a gastronomia, a força carnavalesca e a força cultural da periferia e do centro belorizontino como atrativos para turistas internacionais.
Alguns projetos:
- Aglomerado da Serra – várias iniciativas culturais nas periferias que valorizam a arte, a comunidade e o protagonismo local, oferecendo formação. Seu vizinho é um destaque.
- Roça Grande – a Chef Mariana Gontijo apresenta sua gastronomia mineira, com agricultura urbana e produção sustentável bem no meio da cidade.
- ReciclaBelô – projeto de reciclagem durante o Carnaval, com catadores organizados e impacto ambiental positivo.
- Belo Horizonte Negros – roteiros guiados que contam a história negra de BH por meio dos espaços e personagens que marcaram a cidade. Uma aula viva de memória e pertencimento.
Com essas (e muitas outras) iniciativas, Belo Horizonte busca consolidar-se como um destino turístico internacionalmente reconhecido, destacando-se não apenas pelo seu Carnaval, mas também pela sua rica cultura, gastronomia e compromisso com a sustentabilidade.
Bom demais né? Fui na coletiva, ouvi Marcelo freixo falar e estou muito animada para a próxima fase da nossa cidade encantada.
Um beijo
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.