Tá chegando a Bienal do Livro!
O evento já está na quinta edição e pra quem gosta, é o paraíso. Autores marcam presença, tem bate-papos, atividades, livros, livros, livros e mais livros. A programação sempre é bem interessante e atende a todas as idades. É cultura, literatura e educação em Belo Horizonte, durante 10 dias.
A grade dos 10 dias está muito legal. No entanto, selecionei algumas atividades que eu adorei, como sugestão. Procurei separar pelo menos 1 destaque por dia. A dica é que nesse link, dentro do site do evento, você consegue ver a programação completa e ainda pode marcar tudo o que pretende participar, montando sua própria agenda. Para isso: #cliqueaqui .
15 de abril, as 19:00 hrs – Auditório Manoel de Barros.
Padre Fábio de Melo , compositor, escritor, cantor e pessoa super conectada nas redes sociais como o twitter e o snapchat. Quem acompanha, sabe que o Padre é muito peça rara.
Vai participar do Conexão Jovem, na Bienal do Livro.
16 de abrir, as 17:00 hrs – Pavilhão de Feiras
Este clássico é meu Ruy Castro e Carlos de Brito e Mello – João Pombo Barile (mediação). Todo bom leitor tem o seu cânone afetivo — livros e autores que o acompanham desde sempre e são uma referência em sua formação. Vamos abordar os grandes livros, da importância de lê-los, de como formar um cânone particular, de como isso pode ser fundamental na vida de cada um.
17 de abril, as 16:00 hrs – Auditório Murilo Rubião:
Cris Guerra e Leila Ferreira vão falar sobre o livro recém lançado: “Que ninguém mais nos ouça- Terapia virtual entre duas mulheres”. Foram cerca de 63 e-mails trocados ao longo de 4 meses, risos, lágrimas, aprendizados para a vida toda e muito carinho, segundo as autoras. #cliqueaqui para a dica completa sobre o livro.
18 de abril, as 10:00 hrs – Auditório Murilo Rubião
10º Seminário Beagalê | Conferência: O que é a infância? Ana Lydia Bezerra Santiago e Márcia Alves (mediação). A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, apresenta o Seminário Beagalê, que pode ser definido com um espaço para reflexão sobre leitura, literatura, livro e bibliotecas. Em sua décima edição, realizada com a preciosa parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e acolhida pela Bienal do Livro de Minas, traz como tema a leitura na primeira infância. Ana Lydia é psicanalista. Admiro muito o trabalho dela e recomendo essa oportunidade de assistir ao seminário. Para inscrição: #cliqueaqui / Informações: (031) 3277-8658
19 de abril, as 14:30 hrs – Pavilhão de Feiras
Oficina: Origami de Star Wars com Camila Costa
Aprenda a criar o personagem de Star Wars, Darth Vader, com técnicas de dobradura de papel.
20 de abril, as 19:30 hrs – Pavilhão de Feiras
Alex e Marcos Eduardo Neves – Rogério Pereira (mediação). Futebol e literatura quase sempre rendem boas histórias. Tem se tornado comum a dobradinha entre jogadores e jornalistas/escritores na construção de livros em torno de suas vidas e aventuras pelo mundo do futebol. Biografias e autobiografias descortinam os bastidores do esporte. Como se dá este trabalho em dupla? Quais as dificuldades para escrever um livro que, apesar da parcialidade, seja interessante ao leitor?
21 de abrirl as 19:45 hrs – Atividade Infantil / Pavilhão de Feiras
Inutilezas Rafael Fares e Marcos Braccini – convite ao universo poético do escritor Manoel de Barros. Elaborada a partir de um encontro com o poeta, a apresentação nos transporta para o “Mundo pequeno” do escritor e nos mostra do que é feita a sua vida: qual a matéria de sua poesia e como seu olhar pode transformar a tarde em palavras, a partir de gestos simples. Os artistas farão também uma homenagem ao autor com o “Caderninho sobre o nada”, cena que entrelaça memórias vividas e inventadas com frases, além das “Inutilezas”, brincadeiras com palavras inspiradas no “Livro sobre o Nada”.
22 de abril, as 19:30 hrs – Pavilhão de Feiras
A permanência do romance Edney Silvestre e Estevão Azevedo – Lucas Guimaraens (mediação). O romance é desde sempre o gênero com maior apelo de público – o que se reflete numa aposta das editoras nos romancistas, sejam consagrados, sejam jovens. Em geral, os prêmios literários também valorizam mais os romances. Por que o romance mantém esta supremacia?
23 de abril, as 16:30 hrs – Pavilhão de Feiras
Xico Sá e Martha Medeiros falando sobre relacionamentos amorosos, como fonte inesgotáveis para a literatura em crônicas, romances e poemas. No debate “O amor em tempos apressados”, os dois vão relembrar livros clássicos que abordaram o assunto os prováveis motivos que levaram seus autores a trabalharem com ele.
24 de abril, as 15:00 hrs – Pavilhão de Feiras
Fabricio Carpinejar e José Castello – Carolina Braga (mediação). A vida parece andar muito apressada nestes tempos conectados o tempo todo. Escritores estão sempre atentos ao mundo contemporâneo, nos desafios da velocidade na comunicação. Este olhar pode ser comprovado em textos na internet, nos jornais, revistas, nos livros. Como capturar estes tempos apressados e levá-los à literatura?
Onde é: Expominas – Av. Amazonas, 6030 na Gameleira. Quando ir: de 15/04 até 24/04 – 15/04 de 12:00 às 22:00 – 21/04 (feriado): 10:00 às 22:00 – Durante a semana: 9:00 às 22:00 hrs e Fins de semana: 10:00 às 22:00 hrs. Quanto custa: R$12,00 a inteira / Assinante Jornal Estado de Minas R$10,00 . Onde compra: na portaria / Loja Central dos Eventos – Savassi, Galeria C&A no Centro, Big Shopping, Shopping Pampulha e Shopping 7 Lagoas / Para comprar online: #cliqueaqui . Para ver o mapa do evento: #cliqueaqui
Crédito das fotos: Bienal do Livro
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.