Centro de Referência do Queijo Artesanal - BH DICAS
BH DICAS

Centro de Referência do Queijo Artesanal

  • por em 19 de dezembro de 2022

Exposição, loja colaborativa, biblioteca dedicada à Gastronomia, auditório para eventos, aulas, e centro de convivência no Espaço 356.

Presente que eu recebi do Festival do Queijo! Amei!!!!

Poucos produtos representam tanto a cultura de Minas Gerais como o queijo artesanal. A iguaria está presente em todo o estado, e combina uma tradição tricentenária com inovação e tecnologia. Em torno de 83 mil toneladas de queijo são feitas anualmente, em Minas, e mais de 30 mil famílias têm nele sua principal fonte de renda e ocupação. Para fomentar ainda mais esse mercado e valorizar a cozinha mineira, seus saberes e sabores, Minas Gerais ganha um novo espaço cultural: o Centro de Referência do Queijo Artesanal. Doida pra ir!!!

Com direção executiva de Sarah Rocha, a iniciativa está em construção no Espaço 356, em Belo Horizonte, e vai reunir uma exposição permanente sobre o Queijo Artesanal, loja colaborativa, biblioteca dedicada à Gastronomia, auditório para eventos diversos, área de convivência e sala de aula completa com cozinha didática.

Revestido com vergalhões de ferro, o CRQA vai trazer uma ambiência imersiva, com curvas inspiradas nas serras de Minas, em uma arquitetura e projeto expositivos complexos e bem trabalhados. A proposta é convidar à visita, impressionar, entreter e ensinar visitantes de todas as idades, além de homenagear o queijo como grande símbolo da cultura mineira. Um dos carros-chefes será a exposição permanente sobre o queijo. A mostra vai investigar os modos de fazer, aspectos culturais, histórias e particularidades de cada uma das regiões queijeiras de Minas.

Outro grande destaque será a primeira biblioteca de Minas Gerais dedicada à Gastronomia, com títulos nacionais sobre culinária e cultura alimentar, pesquisas e teses científicas, e ainda traduções para o português dos principais livros internacionais de gastronomia, muitos inéditos no Brasil.

O CRQA também vai contar com um auditório para até 200 pessoas sentadas e um espaço para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia. Para embasar e nortear todas as ações e atividades, o Centro de Referência do Queijo Artesanal reuniu um comitê científico e cultural multidisciplinar, com profissionais referência em suas áreas. Participam a museóloga Célia Corsino, o antropólogo da alimentação italiano Ernesto di Renzo e o médico veterinário jurado em concursos de queijos Elmer Almeida.

O projeto físico encontra-se com as obras adiantadas, mas a credibilidade e importância do CRQA já reconhecida e apoiada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e conta com patrocínio da Gerdau, Aperam, Cedro Mineração, Instituto Unimed, Claro, Cemig, Ventana Serra e EPO; apoio da Anglo Gold Ashanti, Espaço 356, Grupo Sada e SDS Siderúrgica, além do Apoio Institucional do Sebrae.

Espaço 356 (R. Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’Água) . Instagram: @queijoecultura

Um beijo!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments