Gastronomia

Centro de Referência do Queijo Artesanal

Poucos produtos representam tanto a cultura de Minas Gerais como o queijo artesanal. A iguaria está presente em todo o estado, e combina uma tradição tricentenária com inovação e tecnologia. Em torno de 83 mil toneladas de queijo são feitas anualmente, em Minas, e mais de 30 mil famílias têm nele sua principal fonte de renda e ocupação. Para fomentar ainda mais esse mercado e valorizar a cozinha mineira, seus saberes e sabores, Minas Gerais ganha um novo espaço cultural: o Centro de Referência do Queijo Artesanal. Doida pra ir!!!

Com direção executiva de Sarah Rocha, a iniciativa está em construção no Espaço 356, em Belo Horizonte, e vai reunir uma exposição permanente sobre o Queijo Artesanal, loja colaborativa, biblioteca dedicada à Gastronomia, auditório para eventos diversos, área de convivência e sala de aula completa com cozinha didática.

Revestido com vergalhões de ferro, o CRQA vai trazer uma ambiência imersiva, com curvas inspiradas nas serras de Minas, em uma arquitetura e projeto expositivos complexos e bem trabalhados. A proposta é convidar à visita, impressionar, entreter e ensinar visitantes de todas as idades, além de homenagear o queijo como grande símbolo da cultura mineira. Um dos carros-chefes será a exposição permanente sobre o queijo. A mostra vai investigar os modos de fazer, aspectos culturais, histórias e particularidades de cada uma das regiões queijeiras de Minas.

Outro grande destaque será a primeira biblioteca de Minas Gerais dedicada à Gastronomia, com títulos nacionais sobre culinária e cultura alimentar, pesquisas e teses científicas, e ainda traduções para o português dos principais livros internacionais de gastronomia, muitos inéditos no Brasil.

O CRQA também vai contar com um auditório para até 200 pessoas sentadas e um espaço para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia. Para embasar e nortear todas as ações e atividades, o Centro de Referência do Queijo Artesanal reuniu um comitê científico e cultural multidisciplinar, com profissionais referência em suas áreas. Participam a museóloga Célia Corsino, o antropólogo da alimentação italiano Ernesto di Renzo e o médico veterinário jurado em concursos de queijos Elmer Almeida.

O projeto físico encontra-se com as obras adiantadas, mas a credibilidade e importância do CRQA já reconhecida e apoiada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e conta com patrocínio da Gerdau, Aperam, Cedro Mineração, Instituto Unimed, Claro, Cemig, Ventana Serra e EPO; apoio da Anglo Gold Ashanti, Espaço 356, Grupo Sada e SDS Siderúrgica, além do Apoio Institucional do Sebrae.

Espaço 356 (R. Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’Água) . Instagram: @queijoecultura

Um beijo!

bhdicas

Posts Recentes

Menu executivo do Nino Cucina

Restaurante oferece Menu Executivo de seg a sex!

3 de abril de 2025

Feirinha Aproxima Abril

Evento gratuito será no sábado, 12/4, no entorno do Museu Abílio Barreto.

1 de abril de 2025

O que fazer em Ouro Preto?

Lista com dicas do que fazer na cidade histórica.

27 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!