Uma programação variada e gratuita, com shows, exposições, palestras e encontros literários, dará o tom da 5ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, que acontece simultaneamente, a partir das 18h, em 28 equipamentos culturais de 21 municípios mineiros nesta quinta-feira (9). Ao todo, são mais de 30 atividades em várias regiões do estado. A programação completa pode ser acessada neste link, com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Lançada em agosto deste ano, a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas propõe a extensão do horário de funcionamento dos equipamentos culturais em Minas Gerais uma vez por mês. A ideia é que os visitantes que trabalham ou estudam em horário comercial tenham a oportunidade de participar das atividades. Assim, na próxima quinta (9), museus e bibliotecas de todo o estado estarão de portas abertas para receber o público até às 22h.
Em Belo Horizonte, o Circuito Liberdade participa da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas com atividades na Casa Fiat de Cultura, no Museu Mineiro e no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Na capital, a programação também acontece na Biblioteca Comunitária Trilhas da Palavra, no Centro de Arte Popular e no Museu Nacional da Poesia.
O Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, a Biblioteca Pública Municipal Benjamim Lemos, em Mariana, o Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, e o Museu da Cachaça de Salinas, em Salinas, são outros espaços que integram a programação. Equipamentos culturais de Barbacena, Campanha, Contagem, Fernandes Tourinho, Gouveia, Governador Valadares, Guarda-Mor, Ipatinga, Itaguara, Lagoa da Prata, Monte Santo de Minas, Patos de Minas, Piranga, São José do Alegre, Uberlândia e Varginha também recebem o evento.
A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS).
Um beijo!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.