Que mineiro gosta de casamento a gente sabe.
E as estatísticas comprovam: em 2013, Minas Gerais teve uma taxa média de casamentos legais acima da registrada no Brasil. Pois é, a gente gosta e se casa mais.
Mas não é só isso. Além de se casar mais, se casa de um jeito diferente, singular, bem mineirinho.
É fácil distinguir a noiva mineira das outras. Ela tem porte, tem classe, banca bem um vestido branco e uma entrada triunfal. Aliás, elas adoram entradas triunfais, com trompete, marcha nupcial e tudo o que tradição manda! Noiva mineira quase sempre opta pela cabelo preso, pelo estilo clássico, pelo romântico e pelo apego aos detalhes. Elas sempre sabem como não errar… E mesmo quando erram, fazem com tanta segurança que todo mundo acredita que foi proposital. Casamento mineiro é tradição.
Ah, mas sim, claro, tem noiva mineira que abre mão do clássico e corre pra botar personalidade no evento. Se casa com os cabelos soltos, durante o dia e fora da igreja. Mas mesmo essas, levam a mineirice no sangue e fazem desse evento pouco tradicional, um momento bem regional. A tia faz a compota para as lembrancinhas, a festa é na fazenda (aquela com janelinhas azuis, sabe qual?) e quando o DJ acaba a festa ela continua ao som do violão (ou até viola) com os próprios convidados tocando e isso vai até de manhazinha. Casamento mineiro é aconchego.
Casamento mineiro é diferente. A gente faz o tradicional, mas agrega valor a ele. Tá usando vestido de renda? A mineira usa o vestido de renda que foi da mãe. Tá usando coroa de flores? A mineira convoca as madrinhas para montarem juntas as suas coroas. Na hora das alianças coloca o sobrinho que está tendo aulas de flauta para tocar e pede a avó para entrar levando os anéis num pratinho que está na família há séculos. Casamento mineiro é família.
Mineiro não gosta de se casar em dia de semana. Não adianta os profissionais oferecerem descontos incríveis. É que mineiro adora uma festa e não abre mão de jeito nenhum de que a sua festa de casamento vá até o dia seguinte e sabe muito bem que casamento em dia de semana diminui a animação dos convidados. Casamento mineiro é festa.
Mineiros não procuram fornecedores para o casamento, caçam. Eles esmiúçam, perguntam para todos os amigos e conhecidos, recorrem à internet, e enquanto não encontram exatamente o que estavam procurando, não sossegam. São desconfiados, investigam tudo e mais um pouco. Mas quando encontram, viram melhores amigos dos profissionais e saem para tomar cerveja juntos no boteco. Casamento mineiro é amizade.
E a comida? Não falta, nunca. Pode ser coxinha ou caviar, não importa. O fato é que mineiro se preocupa demais com os convidados (para eles não saírem falando mal depois) e capricham. Em casamento mineiro se come bem e muito. Casamento mineiro é tempero.
Mineiros não se preocupam com a quantidade de casais que escolhem para madrinhas e padrinhos. Em outros locais do país, os padrinhos ficam em pé no altar perto dos noivos e pais. Por isso a quantidade é limitada. Em Minas não, os padrinhos ocupam as primeiras fileiras da igreja, então… para que se preocupar com números não é mesmo? A gente quer mais é homenagear os amigos e como mineiro sempre tem muitos amigos… Casamento mineiro é gente, muita gente.
Casamento mineiro é festa, mas o trem é sério.
Crédito da Foto da Capa: Studio Leco Reis
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH
Ver Comentários
Muito fofo esse post! É desse jeitinho mesmo! Casamentos mineiros têm muitos padrinhos, muitos convidados, muita comida, muita música, muito amor em cada detalhe do evento! É tudo muito especial! Adoro!
Muito fofo esse post! É desse jeitinho mesmo! Casamentos mineiros têm muitos padrinhos, muitos convidados, muita comida, muita música, muito amor em cada detalhe do evento! É tudo muito especial! Adoro!