Gastronomia

Dois pratos já estão decididos do Arraial de Belo Horizonte

Uma ‘Experiência Junina Completa’. É isso que o Arraial de Belo Horizonte 2022 pretende com apresentação de quadrilhas, shows musicais e diversas atividades gastronômicas.

Para 2022 a expectativa é grande, já que nos últimos dois anos a pandemia não permitiu que o Concurso Prato Junino fosse realizado. Uma atividade que tanto contribui para o fomento da gastronomia dentro do Arraial de Belo Horizonte. A competição, reúne alunos das faculdades de gastronomia UNA, Uninassau-Univeritas, Promove, Estácio de Sá e Senac já está acontecendo e dois pratos já foram decididos!!!

Para as seletivas, cada faculdade de gastronomia promove um concurso interno entre os acadêmicos, elaborando um prato típico da culinária junina e os vencedores serão replicados no evento Arraial de Belo Horizonte. Todas as faculdades obedecem aos critérios dentro do regulamento, garantindo a orientação na elaboração dos pratos, bem como a equidade e neutralidade nas seletivas dos pratos pela comissão julgadora, formada por 5 jurados:

  • Amanda Almeida do canal Próxima Parada Trip
  • Américo Piacenza, chef do restaurante Cantina Piacenza
  • Marcela Azevedo, mixologista da Cachaçaria Itinerante
  • Tainá Moura, chef do AA Wine Experienc
  • Virgínia Sasdelli, euzinha.

A avaliação já foi feita na Estácio de Sá e na Uninassau Univeritas. Na Estácio, o destaque foi para o Rubim de Açúcar da estudante Anna Lacerda. Três mini tarteletes de massa de tapioca e farinha de pipoca caramelada recheadas de cocada de fita cremosa, brigadeiro de pé de moleque e maçã do amor.

Foto: Virginia (eu) de Jurada do concurso junino
Prato Vencedor na Estácio de Sá
Prato Vencedor da Uninassau Univeritas

Já na Uninassau Univeritas, o grupo foi o de Amanda Souto, Julia Raquel de Paula, Thalles Vinicius e Vivian Domingos e o prato elaborado por eles foi a canjiquinha solta (igual arroz) com salsa e cebolinha e bacon, copa lombo assado, e molho de rapadura com cachaça.

A confecção dos pratos que serão replicados na Praça da Estação, deverá levar em consideração alguns aspectos como a relevância ao tema, a presença de ingredientes típicos desta época do ano, além dos quesitos técnicos, originalidade e economicidade, pois os pratos serão comercializados a preços acessíveis no evento.

O Arraial está em sua 43ª edição, acontece nos dias 29, 30 e 31 de julho e também nos dias 06 e 07 de Agosto, e o Concurso Prato Junino tem o intuito de fortalecer e consolidar a área de gastronomia dentro do evento, de forma a promover uma experiência completa aos participantes.

Estou muito feliz e agradecida pela oportunidade em participar de um momento tão importante. Te esperamos no Arraial. Você pode acompanhar todo o processo pelo instagram do BH Dicas. Em breve compartilho fotos oficiais de todos e também mais pratos!

Um beijo

bhdicas

Posts Recentes

Sommelier Manoel Beato do Fasano, harmoniza menu

Hoje, o Baretto Belo Horizonte oferece experiência de menu em quatro tempos harmonizado com vinhos…

24 de abril de 2024

Novo cardápio do Bar Pirex

Pratos autorais, agenda cultural e uma varanda gostosa demais.

23 de abril de 2024

O ‘Short Jeans’ de Matheus Brant

Artista fundador do bloco de Carnaval “Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro” e que lidera…

16 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!