Gastronomia

Dois pratos já estão decididos do Arraial de Belo Horizonte

Uma ‘Experiência Junina Completa’. É isso que o Arraial de Belo Horizonte 2022 pretende com apresentação de quadrilhas, shows musicais e diversas atividades gastronômicas.

Para 2022 a expectativa é grande, já que nos últimos dois anos a pandemia não permitiu que o Concurso Prato Junino fosse realizado. Uma atividade que tanto contribui para o fomento da gastronomia dentro do Arraial de Belo Horizonte. A competição, reúne alunos das faculdades de gastronomia UNA, Uninassau-Univeritas, Promove, Estácio de Sá e Senac já está acontecendo e dois pratos já foram decididos!!!

Para as seletivas, cada faculdade de gastronomia promove um concurso interno entre os acadêmicos, elaborando um prato típico da culinária junina e os vencedores serão replicados no evento Arraial de Belo Horizonte. Todas as faculdades obedecem aos critérios dentro do regulamento, garantindo a orientação na elaboração dos pratos, bem como a equidade e neutralidade nas seletivas dos pratos pela comissão julgadora, formada por 5 jurados: 

Amanda Almeida do canal Próxima Parada Trip

Américo Piacenza, chef do restaurante Cantina Piacenza

Marcela Azevedo, mixologista da Cachaçaria Itinerante

Tainá Moura, chef do AA Wine Experienc

Virgínia Sasdelli, euzinha.

A avaliação já foi feita na Estácio de Sá e na Uninassau Univeritas. Na Estácio, o destaque foi para o Rubim de Açúcar da estudante Anna Lacerda. Três mini tarteletes de massa de tapioca e farinha de pipoca caramelada recheadas de cocada de fita cremosa, brigadeiro de pé de moleque e maçã do amor.

Foto: Virginia (eu) de Jurada do concurso junino
Prato Vencedor na Estácio de Sá
Prato Vencedor da Uninassau Univeritas

Já na Uninassau Univeritas, o grupo foi o de Amanda Souto, Julia Raquel de Paula, Thalles Vinicius e Vivian Domingos e o prato elaborado por eles foi a canjiquinha solta (igual arroz) com salsa e cebolinha e bacon, copa lombo assado, e  molho de rapadura com cachaça.

A confecção dos pratos que serão replicados na Praça da Estação, deverá levar em consideração alguns aspectos como a relevância ao tema, a presença de ingredientes típicos desta época do ano, além dos quesitos técnicos, originalidade e economicidade, pois os pratos serão comercializados a preços acessíveis no evento.

O Arraial está em sua 43ª edição, acontece nos dias 29, 30 e 31 de julho e também nos dias 06 e 07 de Agosto, e o Concurso Prato Junino tem o intuito de fortalecer e consolidar a área de gastronomia dentro do evento, de forma a promover uma experiência completa aos participantes.

Estou muito feliz e agradecida pela oportunidade em participar de um momento tão importante. Te esperamos no Arraial. Você pode acompanhar todo o processo pelo instagram do BH Dicas. Em breve compartilho fotos oficiais de todos e também mais pratos!

Um beijo

bhdicas

Posts Recentes

Feirinha Aproxima no Museu Abílio Barreto

A maior edição da história da feirinha promete ocupar o pátio interno do museu Abílio…

28 de junho de 2022

Orquestra Opus + Arnaldo Antunes no Palácio das Artes

Canções dos Titãs, Tribalistas e da carreira solo de Arnaldo Antunes estão no repertório do…

23 de junho de 2022

Já conheceu a Cidade Junina????

É para matar a saudade de Festa junina! O megaevento tem programação até o final…

22 de junho de 2022

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!