Existe uma frase que diz que você engorda com o que come entre o Ano Novo e o Natal, e não entre o Natal e o Ano Novo. E é verdade: dificilmente você ganhará um monte de peso durante as festas.
Acredito, inclusive, que essa piadinha tenha origem do hemisfério Norte: lá as festas acontecem no inverno, e a gente come muito mais nessa situação do que nesse verão escaldante do Brasil. Mas mesmo assim todo mundo se desespera com as festas de fim de ano. Até porque elas não se reduzem a noite de Natal e a ceia do Ano novo: mas tem os amigos secretos, as confraternizações, etc. E logo depois vem o verão, e muita gente se preocupa na hora de colocar o biquíni.
O fato é que não há motivo para tanto desespero. O importante é manter o equilíbrio. Nas confraternizações, sugiro sempre alternar um copo de bebida alcóolica com um copo de água – para tentar reduzir a ingesta e não reter tantos líquidos. Se você vai se reunir em algum bar onde os petiscos fritos são carro chefe, sugiro já comer algo antes da festa. Se você vai a um restaurante ou uma festa, aproveite para comer o que gosta – só não precisa comer tudo o que tem por lá.
Segue uma tabelinha para consulta:
Lembre-se que confraternizações e datas comemorativas (como o Natal e Ano Novo) acontecem todo ano! Manter a atividade física durante esse período é desafiador, mas muito importante. Assim você mantém o seu corpo no ritmo e compensa qualquer ‘extra’ na alimentação.
Lembre-se que você não ganhou 10kg em 1 mês, não vai recuperá-los em 1 período de festas. Na ceia de Natal e no ano novo, eu sou a favor de aproveitar. Beba com os amigos, coma o que você gosta: panetones, pernil, rabanada… Se conseguir comer um pouco de cada é mais vantajoso – e acredite, saboroso – do que ficar comendo um volume enorme de tudo!
Por falar em panetones… se você ganhou vários deles não precisa comer tudo de uma vez só: você pode congelar! Isso mesmo: basta enrolar todos em um papel filme (em fatias ou inteiro) e colocar no congelador por até 3 meses. Exagerou na bebida álcoolica? No outro dia, não deixe de lado os carboidratos na intenção de ‘compensar’ o excesso do álcool. Muita água, chás, sucos e sim, carboidratos, são essenciais para a recuperação.
Lembre-se que o mundo não vai acabar amanhã, e que não são 1 ou 2 dias os responsáveis por estragar sua perda de peso: mas sim a repetição dos ‘erros’
Aliás, comida de Natal e de Ano Novo não são erros: são acertos. O natal – para a religião cristã – é um momento de união e esperança, alegria e júbilo pelo nascimento do menino Jesus. Reunir-se em volta da mesa com os familiares e amigos, trocar presentes, ligar para pessoas queridas, repartir a comida é um símbolo de amor e afeto. É a celebração de um fato importante.
Independente da sua proximidade com a religião: se você comemora o natal, não faça dessa data um problema alimentar. Faça dela um aprendizado de como comer o que gosta com equilíbrio!
Boas festas e um feliz 2016!
Crédito da Foto de capa: google
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH