Fica a dica

Inscrições abertas para O CURA prevê obra digital

A 7ª edição do CURA – Circuito Urbano de Arte já tem data e local. O evento acontece entre 15 e 25 de setembro de 2022, na Praça Raul Soares em Belo Horizonte. Como já é costume, um dos artistas será selecionado via convocatória, e ela chega diferente.  Desta vez, os NFTs têm um papel central: será selecionada uma obra digital que se tornará NFT e ocupará com lambe a fachada do Hotel Sorrento.          

Ao longo do último ano, um assunto emergiu em diversos encontros do Cura: os NFTs ou tokens não-fungíveis. Para muitas pessoas, os NFTs representam a vanguarda da produção artística – um caminho para potencializar a criação, a comercialização, a divulgação de obras e a sobrevivência de artistas que se lançam a produzir no meio digital.

A avaliação dos trabalhos será feita por um júri escolhido 12 de setembro pela organização do CURA e o resultado será divulgado no dia . O edital está disponível no site: https://cura.art

Mas o que são as NFTs?

NFT – Non Fungible Token (Token não fungível, em português) é um ativo digital único, que não pode ser trocado por outro. Funciona como uma espécie de token ou certificado digital que é atrelado a algum objeto ou obra de arte.

Imagine se cada obra de arte tivesse o seu próprio certificado de autenticidade. Mesmo que qualquer pessoa tivesse uma cópia desta obra, somente a original possuiria o certificado de autenticidade. O NFT é esse certificado para o mercado de obras de arte digital, tendo como diferencial o seu alto grau de confiança e rastreamento.

Já o Cryptoartista / Criptoartista é o artista que utiliza de dados criptografados, como por exemplo NFT, para a divulgação e suporte de suas obras.

Sobre o Cura

O Circuito Urbano de Arte realizou sua sexta edição em 2021/22, completando 22 obras de arte em fachadas, empenas e também no chão, sendo 18 na região do hipercentro da capital mineira e quatro na região da Lagoinha, formando, assim, a maior coleção de arte mural em grande escala já feita por um único festival brasileiro. 

Idealizado por Janaina Macruz, Juliana Flores e Prisicila Amoni, o CURA também presenteou BH com o primeiro e, até então único, Mirante de Arte Urbana do mundo na Rua Sapucaí. O CURA é produzido pela AGUA – Agência Urbana de Arte.  

Um beijo!

*Release Renata Alves

bhdicas

Posts Recentes

Conexões Femininas BH: grupo terapêutico de mulheres em setembro

Conexões Femininas é um grupo terapêutico em BH que reúne mulheres para trocar experiências sobre…

20 de agosto de 2025

Ana Gabriela em Belo Horizonte: show 22 de agosto no Teatro Unimed

Ana Gabriela se apresenta em Belo Horizonte no dia 22 de agosto, no Teatro do…

20 de agosto de 2025

Festival Acessa BH 2025 tem oficinas gratuitas em setembro

O Festival Acessa BH 2025 oferece oficinas gratuitas de arte e acessibilidade em BH, de…

19 de agosto de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!