Fica a dica

Gira de novo: Circuito Urbano de Arte

O Giramundo, um dos grupos mais antigos de teatro de bonecos do Brasil, completa 50 anos e está junto do Circuito Urbano de Arte, o CURA, que em 2021 fez a intervenção na região da Praça Raul Soares, como você já está sabendo! O lema era “Você não está sozinha”, propondo trazer dimensões anti-hegemônicas para o cenário urbano, em um diálogo com a cultura dos povos originários e da diáspora africana.

A obra do Grupo Giramundo, “Gira de Novo” é inspirada no círculo do cosmograma bakongo, que é dividido em quatro quadrantes – Musoni (concepção), Kala (nascimento), Tukula (crescimento e amadurecimento) e Luvemba (envelhecimento) – representando os movimentos do sol, as fases da vida e o grande ciclo do universo, como símbolo de recomeço.

O Giramundo completa 50 anos esse ano, e é um dos grupos de teatro de bonecos mais antigos do Brasil. Com 38 montagens realizadas, cerca de 1400 bonecos já ganharam vida pelas mãos do grupo – criados com as mais variadas técnicas de construção de marionetes, eles atuaram nos espetáculos ou posaram para os visitantes, no museu, quando não estavam em ação. O Giramundo já marcou presença em 13 estados brasileiros e 11 países estrangeiros.

Você vai pode apreciar também, a empena que está sendo concluída pela multiartista Mag Magrela (ela é desenhista, grafiteira, pintora, escultora, cantora…) e uma das referências nacionais na cena contemporânea de arte urbana, traz suas formas femininas singulares e já tão reconhecidas no graffiti para falar sobre passado, resiliência, sobre passar por tempos difíceis, sobre cura.

Encerramento dia 25 de fevereiro 2022.

Um beijo!

bhdicas

Posts Recentes

O ‘Short Jeans’ de Matheus Brant

Artista fundador do bloco de Carnaval “Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro” e que lidera…

16 de abril de 2024

BH cuida do lixo que produz???

Convidado do Tanto de Trem Podcast é Felipe Gomes que trouxe muita informação sobre o…

12 de abril de 2024

Quer arrasar no presente de dia das mães?

Quermesse da Mary acontece de 12 a 14 de abril, com 38 criativos com seus…

11 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!