Fica a dica

Mostra de Cinema Curta Circuito volta a ser presencial

Com direção de Daniela Fernandes e curadoria de Andrea e Carlos Ormond, a Mostra de Cinema Curta Circuito chega a 22ª edição trazendo o melhor da produção cinematográfica brasileira. Com o tema Comédia no Cinema Nacional – ontem e hoje, a mostra exibe oito filmes, de períodos diversos, incluindo o longa Solteira quase surtando, do diretor Caco Souza, que faz sua estreia nos cinemas de Belo Horizonte.

Esse ano, a programação do Curta Circuito – que é gratuita e inclui ainda debates e masterclass – vai ocupar dois espaços da capital: o Cine Humberto Mauro (de 15 a 17 de setembro) e o Cinema do Minas Tênis Clube (18 de setembro). As cidades mineiras de Araçuaí e Montes Claros recebem um recorte da programação.

Para essa edição, foram selecionados sete longas e um curta-metragem, realizados em diferentes momentos históricos, da década de 1970 aos anos 2020, trazendo um retrato amplo e diversificado das comédias produzidas no país.

Abrindo a programação, temos a masterclass Desenvolvimento e Produção de Comédias – dias 15 e 16 de setembro, no Cine Humberto Mauro – ministrada pelo renomado produtor Paulo Boccato, que tem no currículo o sucesso “Loucas pra Casar”, oitava maior bilheteria nacional de todos os tempos.

Para os debates, que encerram a programação de cada dia, foram escolhidos quatro temas centrais: Comédia de costumes urbana, A velha guarda da comédia, Comédia pop e Comédia feminina contemporânea. Para enriquecer a conversa, foram convidados o diretor Caco Souza; os críticos Fernando Oriente, Maria Trika, Eliska Altmann, Bianca Dias, Lufe Steffen e Daniel Salomão e; os atores Maurício Manfrini (Os farofeiros), Ivan Lima (O jeca macumbeiro) e a atriz Marta Andersen (Como ganhar na loteria sem perder a esportiva).

No site oficial da mostra, o público tem acesso a um material complementar, como caderno de crítica de todos os filmes exibidos – PDF e audiobook – e uma série de podcasts com a gravação dos debates apresentados.

Sobre o Curta Circuito

A mostra exibe filmes nacionais, clássicos e atuais, sempre com entrada franca. Desde sua criação, em 2001, até hoje reuniu um público de mais de 82 mil pessoas, que estiveram presentes nas quase cinco mil sessões apresentadas. O Curta Circuito é dirigido por Daniela Fernandes, da Le Petit Comunicação Visual e Editorial, com curadoria assinada pela crítica de cinema e autora do blog Estranho Encontro, Andrea Ormond, com consultoria de Carlos Ormond, escritor e crítico de arte. É referência em Minas e no Brasil como ação de formação qualificada de público, espaço de reflexão e debates sobre a cultura audiovisual e todos os aspectos que a envolvem, sejam técnicos, narrativos, estéticos, culturais e políticos.

O Curta Circuito já atuou em 18 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pará e atualmente está presente em Belo Horizonte – onde tem como “sede” de suas exibições o Cine Humberto Mauro – e nos município mineiros de Montes Claros e Araçuaí. Já passaram pelo projeto convidados como Nelson Pereira dos Santos, Zé do Caixão, Sidney Magal, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Nelson Xavier, Darlene Glória entre outros. O Curta Circuito atua também na preservação e memória do cinema brasileiro, trabalhando na restauração de filmes, em parceria com a Cinemateca do MAM-RJ. A iniciativa recebeu Mention do D’Hounner em Milão, em 2013, pela restauração do filme “Tostão, a fera de Ouro”, da década de 1970.

Programação Belo Horizonte [Cine Humberto Mauro]

15 de setembro (quinta-feira)

14h | Masterclass – Desenvolvimento e Produção de Comédias, com Paulo Boccato | 17h15 – Sessão de cinema | Alô Tetéia – Dir. José Joffily | RJ, 1978, 10 minutos | Os Sete Gatinhos – Dir. Neville d’Almeida – RJ, 1980, 109 minutos | 19h – Sessão de cinemaOs Farofeiros – Dir. Roberto Santucci | RJ, 2018, 103 minutos | 21h – Debate

16 de setembro (sexta-feira)

14h | Masterclass – Desenvolvimento e Produção de Comédias, com Paulo Boccato. / 17h15 | Sessão de cinemaJeca Macumbeiro – Dir. Pio Zamuner, Amácio Mazzaropi | SP, 1974, 87 minutos / 19h | Sessão de cinemaComo ganhar na loteria sem perder a esportiva – Dir. J. B. Tanko | RJ, 1971, 95 minutos / 21h – Debate

17 de setembro (sábado)

17h | Sessão de cinemaOnda Nova – Dir. José Antônio Garcia e Ícaro Martins | SP, 1983, 98 minutos / 19h – Sessão de cinemaNão quero falar sobre isso agora – Dir. Mauro Farias | RJ, 1991, 91 minutos / 21h – Debate – Comédia pop, com Lufe Steffen, Eliska Altman e Andrea Ormond

[Cinema Minas Tênis Clube]

18 de setembro (domingo)

20h| Sessão de cinema (estreia em BH)Solteira quase surtando – Dir. Caco Souza | RJ, 2020, 86 minutos / 21h30 – Debate – Comédia feminina contemporânea, com Bianca Dias, Andrea Ormond e Caco Souza (diretor de Solteira quase surtando)

Mais informações: www.curtacircuito.com.br

Não perde!!!!

Um beijo

*Release Barbara Prado

bhdicas

Posts Recentes

Conexões Femininas BH: grupo terapêutico de mulheres em setembro

Conexões Femininas é um grupo terapêutico em BH que reúne mulheres para trocar experiências sobre…

20 de agosto de 2025

Ana Gabriela em Belo Horizonte: show 22 de agosto no Teatro Unimed

Ana Gabriela se apresenta em Belo Horizonte no dia 22 de agosto, no Teatro do…

20 de agosto de 2025

Festival Acessa BH 2025 tem oficinas gratuitas em setembro

O Festival Acessa BH 2025 oferece oficinas gratuitas de arte e acessibilidade em BH, de…

19 de agosto de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!