Categories: Compras

Desapegue! Faz bem para você e para os outros.

Eu sou um pouco desorganizada? Talvez, rs. Tenho consciência de que existem pessoais mais bagunceiras do que eu e também algumas mais organizadas. Sou um meio termo e esse meu jeito, nunca foi um problemão, até o bhdicas crescer um pouquinho. Aí então, foi quando eu comecei a ficar um pouco desorientada com os compromissos e a agenda – que eu não tinha e agora não posso viver sem. E com a falta de tempo, tudo vira uma desculpa pra desorganização, né?

Dito isso, outro dia estava eu conversando com a Marina Nogueira, nutricionista e colunista do bhdicas – “Boa de Garfo”, sobre essa minha desordem. Falava o quanto não tenho tempo para organizar as minhas coisas e que muitas vezes, deixo tudo jogado. A gente chega tão cansada do trabalho, que só de pensar em arrumar o guarda-roupa, me desespera. Foi então que ela me emprestou um livro chamado “A Mágica da Arrumação” da Marie Kondo. 

Eu não pretendo fazer um resumão do livro, porque eu acho que as pessoas que se sentem incomodadas com a sua própria desorganização, seja qual for, devem ler. Mas basicamente, a japonesa virou celebridade internacional e uma espécie de guru da arrumação. No livro ela descreve métodos simples, desmistificando alguns critérios básicos de descarte que a gente acha que funciona, como “Jogue fora tudo o que você não usa há um ano“. Aprendi com ela, que é muito melhor quando a gente se pergunta: “Essa peça me traz felicidade?“, e se a resposta for sim, que a gente continue com ela. Outra dica preciosa que me ajudou muito foi “comece pelas coisas que têm menos valor afetivo”. Vamos aos poucos, né?

Quantas roupas você não usa mais? E aquela compra errada que fica lá, esquecida no seu guarda-roupa esperando uma oportunidade para ser usada? Ou aquela blusa que você ganhou de alguma pessoa querida, que não te vestiu bem e o prazo de validade passou? Pronto, encalhou no guarda-roupa, com etiqueta, sem uso. Gente, e o tanto de roupa que não serve mais e a gente fica esperando emagrecer pra usar? Desapegar faz bem para auto-estima. É muito bom abrir o armário e encontrar só peças que te fazem feliz.

Não é fácil, mas garanto que é libertador.

O nosso desapego rendeu mais de 20 sacolas. Sapatos, bolsas e roupas feminina e masculinas, saíram daqui de casa para doação e um bazar. Recebi muitas mensagens de leitores do bhdicas. Várias pessoas indicando lugares que aceitam doação e outros perguntando se eu teria algum lugar para indicar, pois estavam sem saber onde levar os descartes. Por isso, resolvi colocar tudo nesse post!

Alguns sapatos e o livro!

Segue a lista de alguns lugares que recebi de leitores do bhdicas, para você levar suas sacolas de doação:

  • Fundação Espirita Cárita – Rua Senhora das Graças, 51 no Bairro Cruzeiro.
  • Centro Espirita Manoel Felipe Santiago – Rua Leopoldina, 685 no Bairro Santo Antonio.
  • Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus – Rua José Ferreira Magalhães, 341 no Floramar. Aceita móveis também. Site: #cliqueaqui .
  • Hospital Sofia Feldman – Rua Antonio Bandeira, 1060 no Bairro Tupi.
  • Igreja Metodista de Venda Nova.
  • Casa Aura (Casa de Apoio para crianças com câncer) – Rua Fernando Lôbo, 462 no Bairro Paraíso.
  • Lar Tereza de Jesus – Av. do Contorno (em frente o novo Mater dei).
  • Paroquia Santa Margarida Maria Alacoque – Rua Tomaz Brandão, 350 no Bairro Jardim Montanhês.
  • Projeto Pão Nosso da Basílica – Rua Cura D’ars no Bairro Prado.
  • Rede Samaritanas – Rua Bonfim 360 no Bairro Bonfim. Site: #cliqueaqui .
  • Lar NAEPT – Nucleo Assistêncial Espirita Paz e Trabalho de Betim. Rua Dona Amelia Afeitos, 806 Bairro Novo Guarujá em Betim.
  • Toca de Assis (atendimento a moradores de rua) – Rua Pirite, 151 – Santa Tereza.
  • Centro Zanmi (apoio a imigrantes e refugiados) – Av. Amazonas, 641, sala 8C no Centro
    E-mail: incidencia@centrozanmi.org
  • Associação Mineira de Reabilitação (AMR) – Rua Professor Octávio Coelho de Magalhães, 111, Mangabeiras.
  • BH Recicla (aparelhos elétricos e eletrodoméstico – materiais metálicos) – Rua dos Angelins, 10, Nova Gameleira. Pegam na sua casa! Site: #cliqueaqui .
  • Associação Mineira de Reabilitação (AMR) – Rua Professor Octávio Coelho de Magalhães, 111, no Bairro Mangabeiras. Site: #cliqueaqui .

Eu gosto de ajudar principalmente quem está perto. As minhas sacolas de doação foram para a minha ajudante aqui de casa. Outras, uma amiga passou aqui e vendeu em um bazar. Uma opção também é solicitar a avaliação de alguns brechós ou até mesmo fazer uma lojinha online. Me conta aqui nos comentários se você sabe de mais lugares que aceitam doações. Tente colocar a informação completa, para que outras pessoas se beneficiem da sua dica, hein?

Espero que a minha experiência tenha te inspirado.

Afinal, essa também é uma das formas de espalhar amor por Belo Horizonte!

bhdicas

Ver Comentários

Posts Recentes

Conheça Amelia de Concha Y Toro

Experiência oferecida pela vinícola, aconteceu no Baretto do Fasano e proporcionou uma tarde de pinturas…

27 de março de 2024

Novo menu do Cabernet Butiquim

Petiscos, saladas e Pratos principais elaborados pela querida Chef Jana Barrozo, que está de volta…

27 de março de 2024

Saberes Ancestrais

Projeto Preserva, lança série sobre preservação do meio ambiente e da cultura popular mineira.

26 de março de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!