Belo Horizonte está com um dos carnavais mais famosos e desejados do País. Não é porque sou apaixonada por essa cidade que estou puxando a sardinha para o nosso lado, ok? É porque realmente as pessoas aqui são maravilhosas, a cidade encantadora, os blocos excelentes e a folia vale a pena. Cada ano que passa, os Belo Horizontinos viajam menos no carnaval e gente do Brasil inteiro se programa para vir.
No entanto, é esperado que com o crescimento da festa e com o aumento do número de pessoas nas ruas, que a estrutura comporte a folia e que tenha segurança. Como todo grande evento que acontece em uma grande cidade, têm alguns pontos que podem ajudar na hora de sair para aproveitar o nosso carnaval de rua. Resolvi fazer esse post com algumas dicas para você aproveitar melhor o carnaval em Belo Horizonte.
Dicas:
- Vai no Então Brilha!? Não coloque o seu pezinho para fora de casa sem protetor solar. Esse é o bloco que abre o carnaval e ninguém vai querer “queimar a largada“, certo? O bloco sai de manhã, o sol vai ficando forte e você nem percebe o tanto que está queimando. Use um boné, uma viseira ou até leve um guarda-chuva para proteger do sol. Isso vale para todos os dias de carnaval. BH tá quente! Use protetor solar.
- Beba muita água. Eu, por exemplo, adoro Catuaba – bebida muito consumida no carnaval de BH, e esse é o momento para tomar litros. Mas o carnaval não é um dia só, e para aproveitar todo o período, é bom beber agua para tentar evitar a ressaca. Engov também ajuda.
- Vale a pena você tirar uma cópia do seu documento. Leve o xerox do RG ao invés do original. Prevenir é melhor que remediar. Ninguém quer enfrentar aquela burocracia toda para tirar outra via da carteira de identidade. Já pensou? Você no Psiu da Praça 7 na primeira semana de março?
- Sabe o porta dólar? Que a gente usa para viajar? Aquele elástico com uma bolsinha que colocamos por dentro da calça junto ao corpo? Pois é. Tá na hora de levar ele para conhecer o Carnaval de BH. Coloque a cópia do seu documento e o dinheiro lá dentro e tenha mais tranquilidade no meio da folia.
- Não leve nada que chame a atenção. Relógio, carteira, bolsa, colar, objetos de valor… você não precisa de nada disso. Se for levar o celular, cuidado na hora de usar. Não dê bobeira. Eu sempre faço assim: quando vou usar o telefone, procuro um lugar mais tranquilo, peço para algum amigo, e o marido para ficarem perto de mim e de olho ao redor. Vamos nos revezando assim, para evitar possíveis roubos. Ouvi relatos de que em um Bloco do Pré-carnaval em Belo Horizonte, encontraram uma pessoa com 20 celulares roubados. Está rolando um cadastramento dos aparelhos para em caso de furto, facilitar o trabalho da Policia. Já cadastrei o meu, não custa: #cliqueaqui . Todo cuidado ainda é pouco.
- Não ande sozinho no meio da multidão e não volte sozinho para casa ou hotel – principalmente a noite. Carnaval em BH é de dia. Começou a escurecer, sugiro que você procure o rumo de casa ou do hotel. Se estiver muito animado, querendo festa, procure alguma festa fechada. Quer sugestões de algumas? #cliqueaqui .
- Do lado do trio elétrico é o lugar mais cheio e por tanto mais confuso. Tem cordão, mas ainda assim, é tenso. Acompanhe de perto, mas vá na frente ou atrás do trio. O som dos carros não tem potência para alcançar longas distâncias. Isso quer dizer que a gente precisa ficar por perto para ouvir a música, mas evite a lateral. Tente se programar para chegar mais ou menos no horário da concentração do bloco, se não pode ser que você não escute. Se não escutar, tudo bem também. Geralmente a galera cantando dá uma emoção maravilhosa.
- Antes de sair verifique se não houve nenhuma mudança de horário e local dos blocos. Alguns divulgam de última hora, sem falar que pode acontecer imprevistos (como o trio quebrar por exemplo), que geram a alteração do trajeto.
- Evite a Savassi – principalmente a noite. Tenho percebido, desde outros carnavais e do pré-carnaval que eu fui esse ano, uma incidência maior de criminalidade nessa região. Ouvi vários casos, tenho amigos que moram no bairro e ainda as notícias que saem na mídia. O trem lá não fica tranquilo no carnaval. Se tem algum bloco que você quer muito ir, não fique até a noite. Acho que o celular é difícil deixar em casa, mas guarde bem e seja cuidadoso quando for usar. Não podemos bobear em nenhum dos blocos, na cidade inteira, no Brasil inteiro, mas tem alguns lugares que são mais perigosos que outros.
- Perdeu alguma coisa? A Belotur disponibilizou Centros de Atendimento ao Turista (CATs) do Veveco, na Pampulha, e do Mercado das Flores, no Centro, para a entrega de objetos perdidos durante o Carnaval.
- Não vá de carro. Além da dificuldade para achar vaga, você evita furtos e acidentes. Vá de transporte público, chame um carro no seu aplicativo de preferência ou use o ônibus que a prefeitura junto com a Skol, vão disponibilizar. É grátis, vai percorrer toda a Av. Do Contorno e ano passado estava tranquilo.
- Gente, é carnaval. Sugiro cuidado com o próximo, educação e respeito. Todo mundo quer aproveitar, dançar, cantar e pular. São 2,4 milhões de pessoas. Pensa só, você, no meio da muvuca, querendo passar para um outro canto, procurando um amigo ou até mesmo precisando ir ao banheiro. Acaba empurrando, pisando no pé de alguém, derrubando uma bebida, etc. Peça licença, dê licença e abuse das palavras “Por favor”, “Licença”, “Desculpe” e “Obrigada”. Caiu bebida em você? Lembre que não foi de propósito e abra um sorriso. Afinal, é Carnaval. Não vale a pena se estressar. Releve! Entenda, não é não. Não insista se a gatinha ou o gatinho não corresponder a sua investida. Respeite o próximo e tenha consciência do seu limite. Se você quer sossego, carnaval não é o seu lugar.
Veja a programação de 2018: #cliqueaqui .
Beijos!
Foto da capa: Google – Carnaval de BH
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
[…] Carnaval de Belo Horizonte cada ano mais lindo. E mais cedo. A programação dos ensaios da bateria dos blocos de carnaval, estão acontecendo dentro do previsto, mas as festas do Pré-Carnaval, estão vindo antes. A cidade já está no clima e o esquenta, tá é fervendo. Separei aqui algumas sugestões bem interessantes para você já entrar de vez no clima. Não esqueça de conferir o post com as dicas de como aproveitar seu carnaval em BH. […]
[…] Quer saber sobre as festas fechadas que eu selecionei? #cliqueaqui . Esse ano, são esperadas 2,4 milhões de pessoas nas ruas da nossa cidade. Tá prometido também, mais estrutura e segurança. Para você aproveitar mais o carnaval em Belo Horizonte, veja o post com dicas preciosas! #cliqueaqui. […]
[…] 24 de fevereiro de 2017 BHDICAS jogando agora […]
Tenho 40 anos, hétero e quero participar da folia…
Qual ou quais blocos mais indicados pra pessoas maduras?
Ei Decia,
Tudo bem? Obrigada pela visita…
Pode ficar de olho na programação que eu divulgo os Blocos que mais gosto. Qualquer um deles que você for, vai adorar. Quando o publico é predominantemente de alguma faixa etária eu sempre coloco…
Até breve e Bom Carnaval pra gente!!!!
Já quero a programação dos blocos!!
Essa semana!!! Uhuuuuuu
[…] passado, fiz um post sobre Como Aproveitar o Carnaval de BH, com dicas que acho que são bem úteis. Dito isso, o evento “Movimento Benedito” […]
Boa noite!
Inicialmente, gostaria de te parabenizar pelo post! Muito útil para quem nunca curtiu o carnaval em BH. E, falando nisso, gostaria de te pedir umas dicas a mais rsr iremos para o carnaval mineiro esse ano, porém nosso fica no bairro Liberdade/Jaraguá, infelizmente não conseguimos no Centro, e aproveitamos um pacote promocional com um preço excelente. Já estamos conscientes de que vamos gastar um pouco mais com transporte… você indicaria uber ou ônibus? Não é tão perigoso o transporte público, não é?
Ah, gostei de saber que a festa maior é durante o dia, então podemos curtir bastante e passar uma noite tranquila no hotel.
Você saberia me dizer como é o carnaval na Pampulha, tem bloquinhos? Li que a região é muito bonita e com vários pontos turísticos. Estou animada!
Se puder me passar qualquer outra informação relevante, eu agradeço muito!!! Visitante de primeira viagem e bastante ansiosa.
Muito obrigada!
Ei Ana!!! Que legal!!!
Bem vinda a BH!!! Você vai amar. Tenho certeza.
Em qualquer que seja o lugar que você tenha escolhido para ficar, tem coisas boas e sua experiência será linda demais!
No carnaval, a Prefeitura disponibiliza um ônibus folia, que percorre toda a Av. do Contorno (é uma das avenidas principais). Você pode pegar ele… eu já fui e é tranquilo de dia. Mesmo que ele não pare exatamente onde é o bloco, você vai próximo e pega um transporte por aplicativo ou um taxi. Dependendo da tarifa (se estiver dinâmica – tem vez que chega a 5x mais o valor normal) vale a pena pegar o taxi.
Na Pampulha tem blocos ótimos. Essa semana sai minha tabela, com as indicações. Já marca na agenda que dia 11 de fev, tem um Bloco maravilhoso lá. O Beiço do Wando. Tem o Monobloco que sai do Mineirão também.. entre outros. (vou colocar na tabela todos o destacar minhas sugestões).
Na Pampulha você vai aproveitar muitoooo!!! Mas não deixe de conhecer o Mercado Central e a Praça da Liberdade… Sei que carnaval é corrido, mas aproveite a oportunidade para viver um pouco a experiência da cidade também.
Espero ter ajudado!!!
Até breve e aproveite!!!
[…] sobre meus blocos preferidos. Vai que você não conhece, né? Primeira vez em Belo Horizonte? #cliqueaqui para saber como aproveitar ainda mais o seu carnaval. Tá querendo saber mais sobre as festas […]
[…] sugestões de festas fechadas. Se é a sua primeira vez em Belo Horizonte, leia o post “Como aproveitar o carnaval em BH“. Acompanhe a cobertura do Carnaval de Belo Horizonte 2018 que estamos fazendo em parceria […]
Olá, parabéns pelo blog.
Vou pela primeira vez a BH, logo após o carnaval e vou ficar na região da Savassi.
Gostaria de saber se é perigoso andar a pé por lá durante o dia e a noite, fora o período do carnaval.
Att.
Ei Larissa!
Obrigada!!! Bem vinda a BH. Tenho certeza que você vai amar nossa cidade linda!!!
Sugiro assistir o video: https://bhdicas.uai.com.br/bh-e-segura-no-carnaval
Acho que vai responder suas questões.
Beijos!
Olá! Você recomenda algum bairro especifico para aproveitar melhor os blocos? Se tiver dicas de hotéis também ficarei eternamente grata! Adorei o post, principalmente o alerta quanto a Savassi. Seria uma opção, mas graças ao seu relato, já exclui da minha lista!
Ei Debora,
Tudo bem? Então a Savassi é uma excelente lugar pra ficar. É um bairro central, e com otimas opções de hospedagem. O que eu disse no post é que blocos lá, principalmente a noite, eu acho perigoso. Pode ser que esse ano, com o policiamento reforçado, essa realidade mude.
Não exclui a savassi não. É só não dar bobeira de noite.. andar sempre em grupo ou pegar um transporte por aplicativo.
Tem bloco pela cidade toda, você já viu a tabela?
Beijos