Categories: Gastronomia

Dieta dá fome?

Todo mundo que já fez ou já leu sobre dietas sabe que, geralmente, dietas dão fome. E quem conhece alguém que já passou por um tratamento de reeducação (ou educação!) alimentar já escutou a velha frase: “foi ótimo com aquela nutricionista, não passei fome!”.

E a sensatez nos deixa saber que ‘passar fome’ não é nada saudável e fisiológico. Mas será que no processo de emagrecimento e reeducação alimentar é proibido sentir fome?  Algumas pessoas começam a se reeducar e falam: “eu sinto fome na hora do almoço!” ou então “eu não sentia fome as 17:00, agora eu sinto!” – como se tudo isso fosse o fim do mundo.

Fome é a sensação fisiológica que nos faz perceber que precisamos de comida para nos mantermos vivos. É um estímulo natural do nosso corpo para buscar comida.

De acordo com as teorias Darwinistas, a luta pelo alimento para a manutenção da vida é um dos principais mecanismos da seleção natural na evolução das espécies. Com fome procuramos comida, e é através desse mecanismo que abastecemos nosso cérebro de Homo Sapiens Sapiens – que consome 20 a 25% das nossas necessidades calóricas diárias.

Se não fosse a nossa capacidade de sentir fome – e de comer – você não estaria aqui lendo e se informando sobre comida.

Dietas convencionais com grandes restrições – sejam elas calóricas ou de nutrientes – geram as duas situações: fome e vontade de comer.

COMO DIETAS DÃO FOME?

Caloria é uma medida de energia. Quanto mais calorias (ou quilocalorias) consumidas, mais energia temos. Se diminuímos o consumo, o corpo se vê obrigado a gastar a energia estocada (gordura, principalmente) para continuarmos vivos. Se restringimos MUITO e MUITO RÁPIDO o consumo calórico, o corpo entende isso como um ataque (lembra porque evoluímos?). Então se torna metabolicamente estressante para o corpo gastar toda aquela energia estocada, ele é apegado a ela! #desapegacorpinho.

Para compensar, sentimos fome e comemos para repor a energia gasta.

Tá bom, mas e a reeducação alimentar – para o emagrecimento. Ela pode nos fazer sentir fome?

Sim, claro!

Para perder peso o déficit calórico se torna indispensável. Gastar mais ou consumir menos gera a diferença que manda toda a energia em excesso fora. Essa redução calórica (ou aumento do gasto) gera sim fome. Mas não é aquela fome louca, que você só pensa em comida. É a fome ‘fisiológica’.

– Lembre-se que seu corpo vai fazer de tudo para não perder peso –

Quando ganhamos peso, estamos comendo mais do que o suficiente. A reeducação alimentar – para perda de peso – tem como objetivo nos ensinar a comer o suficiente. Obviamente para chegar nesse ponto, precisamos reduzir as quantidades: e sim, você vai sentir uma ‘fomezinha’ no começo. A medida que vamos perdendo peso e criando um novo padrão alimentar, nosso corpo estabelece aquela quantidade consumida como a habitual e para de pedir mais: a fome vai diminuindo!

E além da leve fome que temos que perceber, tem a vontade de comer. Sabe quando almoçamos e depois pensamos que ‘poderíamos comer mais’? Isso não é fome, isso é o hábito. Certamente se você esperar um pouquinho essa sensação vai passar e você nem vai lembrar da ‘fome’.

A fome que sentimos no início da reeducação é uma descoberta! Não só por se manifestar em sinais clássicos antes não percebidos (barriga roncando, queda na produtividade), mas também porque sentimos medo dela. Estamos condicionados a pensar que para emagrecer não podemos comer, e a fome gera justamente a ação contrária. Fome é aquela vontade de comer tudo o que reconhecemos como comida, ao passo que vontade de comer é aquela vontade louca de comer tudo o que sabemos que não é tão recomendado assim.

bhdicas

Posts Recentes

Menu executivo do Nino Cucina

Restaurante oferece Menu Executivo de seg a sex!

3 de abril de 2025

Feirinha Aproxima Abril

Evento gratuito será no sábado, 12/4, no entorno do Museu Abílio Barreto.

1 de abril de 2025

O que fazer em Ouro Preto?

Lista com dicas do que fazer na cidade histórica.

27 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!