BH DICAS

Dois anos da tragédia de Brumadinho

  • Avatar
  • por em 25 de janeiro de 2021

Documentário sobre a tragédia, memorial em homenagem as vitimas e manifestações nesse dia tão triste. Vem saber.

Herois da lama

Foto da exposição Herois da Lama no lançamento do documentário

Uma tristeza sem fim esse dia. São 270 mortos e 11 corpos ainda desaparecidos. Em 2019 fui ao lançamento do documentário Heróis da Lama e pude perceber o empenho do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais nas buscas.

Eu nunca passei por nada parecido, mas consigo imaginar que deve ser uma mistura de sentimentos e principalmente uma saudade que dói. O estresse pós-traumático que pode aparecer depois das pessoas vivenciarem um acontecimento tão assustador, é preciso ter cuidado, atenção e acompanhamento.

Hoje eu estava vendo que aconteceram vários protestos e homenagens as vitimas e assisti esse vídeo feito pelo Jornal Estado de Minas. Fiquei emocionada.

Recomendo Heróis da Lama, o documentário dirigido pela jornalista Mariana Queiroz que conta detalhes de como foi os bastidores do trabalho dos bombeiros. Com depoimentos e uma cobertura exemplar, a gente consegue ter uma dimensão do real que aconteceu.

Existe um projeto previsto, feito pelo arquiteto Gustavo Pena, para que sejam preservadas as lembranças, histórias e que se faça a homenagem aos que se foram. A área escolhida fica bem a frente da serra onde a barragem desmoronou, mas parece que até hoje nada foi feito. Nem sinal das obras. Eu estava dando uma olhada nas perspectivas e achei muito importante a iniciativa e o projeto.

Tomara que vá pra frente!

Um beijo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.