Ei gente!!! O CCBB BH será palco de uma programação especial e gratuita que celebra a ancestralidade em suas múltiplas formas de expressão. A programação acontece em diálogo com a exposição “Ancestral: Afro-Américas”, em cartaz no centro cultural até 12 de maio.
Feira Ébano: moda, arte e gastronomia afro-brasileiras
Durante os quatro dias, o público poderá visitar a Feira Ébano, que reúne produtos de afroempreendedores mineiros e brasileiros. Moda, arte, beleza e gastronomia com identidade e potência afro-brasileira marcam presença, com entrada gratuita e sem necessidade de ingresso. A feira acontece:
- Dias 1, 3 e 4 de maio: das 12h às 20h
- Dia 2 de maio: das 16h às 20h
Oficinas, vivências e roda de conversa
A programação ainda conta com oficinas para todas as idades, que vão da criação de bonecas abayomi à amarração de turbantes, passando por histórias da oralidade africana, ervas e ancestralidade. Uma roda de conversa com Rosália Diogo (Casarão das Artes Negras) amplia o debate cultural sobre o legado africano nas Américas.
As oficinas e a roda de conversa são gratuitas, com retirada de senhas 1h antes na bilheteria do CCBB BH (sujeito à lotação).
Performances e muita música!
No dia 2 de maio, o espetáculo “Boi Ancestral”, com a Cia. de Dança C2 e Joel Martins, traz uma performance que une tradição e contemporaneidade, revivendo o folguedo do Boi da Manta com potência poética e ancestral.
Além disso, a programação musical está recheada de atrações: DJs e sambistas apresentam ritmos como samba, soul, reggae, jazz, hip-hop e muito mais, trazendo a força e a diversidade da cultura afro nas Américas. Entre os nomes confirmados: DJs Black Josie, Kingdom, Vula, Bebela Dias e Léo Olivera, além das sambistas Raquel Seneias, Fran Januário e Adriana Araújo.
Onde: CCBB BH – Praça da Liberdade / Quando: 1º a 4 de maio / Entrada gratuita (com senha para oficinas e rodas de conversa) / Exposição “Ancestral: Afro-Américas” em cartaz até 12/05. http://ccbb.com.br/bh
Um beijo!
*informações recebidas de CCBB
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.