É difícil atravessar uma região portuguesa sem cruzar uma vinha, tal como é quase impossível ser recebido numa casa portuguesa sem um copo de vinho. Em Portugal, o vinho é tradição, história, cultura e quotidiano. Uma das marcas identitárias do país, dos maiores fatores de atração e promoção turística. Está na gastronomia e nas paisagens, na arte, na literatura e até no património religioso. Anote a dica: Fenadegas e Bouquet!
Fenadegas
A Fenadegas desde a sua criação, em 1981, tem como papel essencial estar ao lado de todos aqueles que estão na origem e na génese dos vinhos portugueses e que, com o seu trabalho e dedicação, permitem criar vinhos que levam longe o nome de Portugal.
A Fenadegas e os seus 45 associados têm-se adaptado os diversos períodos da História, vivendo as grandes transformações econômicas e os maiores desafios com um espírito de coesão e conjugando os esforços e o empenho, de modo a responder às exigências de modernização, inovação, comercialização, quantidade e competência no setor da produção vitivinícola.
Ao representar as adegas cooperativas, cujo trabalho em prol da autenticidade e da excelência dos vinhos portugueses têm resultado em prêmios nacionais e internacionais (mais de 1500 nos últimos oito anos), a Fenadegas assume também o papel de promover, informar, formar e assistir técnica e juridicamente os seus associados.
Bouquet
Bouquet é um projeto da Fenadegas – Adegas Cooperativas de Portugal, que representa mais de 18 mil viticultores de diversas regiões vitivinícolas portugueses. Desde a sua criação, em 1981, tem como papel essencial estar ao lado de todos aqueles que estão na origem.
Promove os vinhos portugueses, de corpo e alma, com o perfil da terra, o espírito das castas nativas, a genuinidade de tudo o que é feito com respeito pela natureza original de cada um. Sejam complexos, frutados, elegantes, mais estruturados ou mais leves, mais aveludados ou cítricos, mas, com toda a certeza, genuínos, capazes de exprimir o melhor de cada região e de conquistar reconhecimento no mundo inteiro.
Portugal tem 14 regiões vitivinícolas, quase três centenas de castas autóctones, está entre os 15 maiores produtores do mundo, acumula prémios nacionais e internacionais. A verdade é que, com uma longa e venturosa história, Portugal absorveu influências diversas dos quatro cantos do mundo. E o seu território, que pouco excede os 92 mil km2, é tão heterogéneo nos solos e no clima que os vinhos surpreendem de uma região para a outra. Este Bouquet é um convite para conhecer as singularidades de cada região vitivinícola.
Para conhecer mais e saber onde adquirir: https://bit.ly/3Uo2C9Y
Um beijo
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.