BH DICAS

FIT | 2016

  • por em 10 de maio de 2016

Festival Internacional de Teatro – Palco & Rua de Belo Horizonte

fit bh dicas

Acontece a cada 2 anos e eu acabei de descobrir que o Festival é um dos maiores do País e está entre os cinco da América Latina. Achei chic. Achei legal. E fiquei muito orgulhosa da nossa cidade linda!

O festival oferece uma programação super diferenciada e interessante de peças teatrais com preços populares. Acontece em praças, parques e palcos, diferentes espetáculos nacionais e internacionais. Tudo isso bem aqui, ou melhor… logo ali.

São 25 espetáculos, 67 apresentações, 41 ações de projetos, e isso inclui atividades que envolve as artes cênicas, que eu adoro! Acho uma ótima oportunidade de se apropriar da cidade, ocupando os espaços públicos e ainda se divertindo com a experiência que é assistir uma peça de teatro.

A novidade dessa edição é o aplicativo “Vá ao Teatro”. Quem baixar, tem acesso a programação completa, pode comprar o ingresso pelo app e ainda evita as filas. Bom, né?! Separei o que mais me interessou e a tabela completa segue abaixo.

  • Espanca! – 23/05 às 20:00 e 24/05, às 18:00 – Teatro Francisco Nunes

          Um linchamento, um atropelamento, um movimento grevista e uma chacina policial. Real, criação do Espanca!, reúne quatro peças curtas, inspiradas em acontecimentos reais que pertencem à memória recente das cidades brasileiras.

  • Nos porões da loucura – 24/05 às 20:00 – Grande Teatro Sesc Palladium
  • Debate: Arte e Loucura – 24/05 às 17:30 – Sesc Palladium – Espaço Multiuso

           Participantes – Hiran Firmino, Luiz Paixão, Stella Goulart (UFMG e PASME), Ernesto Venturini (Psiquiatria democrática italiana), Ana Marta Lo Bosque (Rede de Saúde Mental de BH), Helvécio Ratton.

  • Curta metragem Em Nome da Razão – 24/05, às 17h – Sesc Palladium – Espaço Multiuso

           Exibição da primeira versão remasterizada do curta metragem.

  • Cena Vestida – 21 a 29/05 – Foyer do Teatro Francisco Nunes

          Estande de roupas criadas a partir das fotos de espetáculos de artes cênicas. O projeto é fruto de uma parceria entre o fotógrafo Guto Muniz, criador e administrador do site Foco in Cena e a figurinista, estilista e modelista Silma Dornas, proprietária da etiqueta Silma no Brasil.

  • Mini-teatro lambe lambe em apresentações itinerantes. – Visita de 20 a 29/05 – Criação, manipulação e narração de Cynara Bruno.

         Uma boneca Abayomi mora dentro de uma caixa de costura e para driblar a monotonia de morar sozinha dentro desta caixa, resolve então transformar o seu “quarto” no melhor lugar do mundo!

  • Workshop Stanislavski  e o trabalho do ator ou o sistema em ação – Com Elena Vássina (SP/Rússia) – 27/05, das 14:00 às 17:00 – 28/05, das 10:00 às 13:00 – Sesc Palladium – Sala Multiuso

        Apresenta aos profissionais e estudantes de teatro e público interessado uma visão histórica e teórica sobre o sistema de Stanislavski, a revolução estética e os desdobramentos do seu legado no teatro atual.

Captura de Tela 2016-05-18 às 15.08.59

#cliqueaqui para os detalhes de cada apresentação

Onde é: veja a tabela. Quando ir: 20 a 29 de maio de 2016. Quanto custa: espetáculos de rua são gratuitos / de palco – a interia é R$20,00 e meia R$10,00. Onde compra: #cliqueaqui / Bilheteria do teatro – 1 hora antes / Aplicativo “Vá ao Teatro” – dá pra ver a programação completa e ainda comprar seu ingresso / Mercado das Flores – Posto da Belotur – Av. Afonso Pena, 1.055, esquina com R. da Bahia. Seg a sab, das 10h às 19h / Dom, das 13h às 18h. Para visitar o site do festival: #cliqueaqui .

Crédito da Foto de capa: Le Cabaret des Acrostiches 21 –

Crédit Sylvie Nova-Commagnac – Aurillac 2015

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Fim de semana