Fica a dica

Grada Kilomba e Paulo Nazareth no Inhotim

Fui conferir as novas exposições no Inhotim.

Pela primeira vez no Brasil a artista Grada Kilomba apresenta “O Barco“. A obra escultórica e performática, dispõe de 134 blocos de madeira queimada, desenhando a silhueta do fundo de uma embarcação, revelando a arqueologia do espaço criado no fundo dos barcos, para acomodar corpos de milhões de pessoas africanas escravizadas. Em 18 dos blocos, tem um poema escrito por Kilomba. A performance está sendo encenada, agora, por um grupo de artistas de Brumadinho. 

Paulo Nazareth vem com “Esconjuro“, uma exposição monográfica com trabalhos inéditos, novos arranjos e releituras de suas obras. História, território e deslocamentos. As obras apontam as diversas maneiras de se relacionar com a terra, seus ciclos e as transformações. Indicam práticas de exploração e disputa. A mostra será modificada 3 vezes em ações chamadas de reformas.

Casa de Exu (2015-2024), instalada nos arredores da Galeria Praça, foi a primeira obra construída no contexto de Esconjuro. Importante símbolo da chegada do artista ao Inhotim, ela comunica uma presença e um processo de criação que visa se desenvolver no decurso do tempo, propondo uma nova relação entre tempo e espaço. A obra pode ser interpretada como oferenda, proteção, mas também busca confundir quem se aproxima da encruzilhada que antecipa a galeria, graças ao cheiro da aguardente da cana-de-açúcar que atinge o olfato antes dos outros sentidos.

Tem que ir conferir de perto tudo isso, porque nem com as fotos, nem mesmo esse texto, conseguem transmitir a força e importância dessas obras.

Só acho que podia ser permanente! 

Inhotim, na Galeria Galpão e Praça. De quarta a sexta de 9:30 as 16:30. Sábados, domingos e feriados até 17:30. Inteira R$50,00 (na quarta e no ultimo domingo do mês: gratuito). 

Um beijo

bhdicas

Posts Recentes

Menu executivo do Nino Cucina

Restaurante oferece Menu Executivo de seg a sex!

3 de abril de 2025

Feirinha Aproxima Abril

Evento gratuito será no sábado, 12/4, no entorno do Museu Abílio Barreto.

1 de abril de 2025

O que fazer em Ouro Preto?

Lista com dicas do que fazer na cidade histórica.

27 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!