BH DICAS

Belo Horizonte preocupada: uma reflexão sobre a greve

  • por em 28 de maio de 2018

Ei gente!!! Ontem, fiz um desabafo-reflexivo no instagram e foi tão interessante que fiquei curiosa para saber o que você, que acompanha o Blog, acha de tudo isso que estamos passando. Me conta?

Domingo. Geralmente é tudo mais quieto mesmo.. menos carro, menos gente na rua. Mas essa semana que passou, cada dia foi ficando um pouco mais “a cara” de domingoAté que… no domingo mesmo, a cidade estava deserta. Fantasma. Parecendo filme.. seriado da Netflix, sei lá.

A cidade quieta. Em Silêncio… Preocupada. Eu tô.

Os supermercados com um clima estranho. Os eventos cancelados.. Shoppings com funcionamento reduzido. Feira hippie fechando mais cedo.. e mesmo com tudo.. ninguém reclama (pelo menos não vi, nem no mundo virtual, nem nos encontros reais).

Dos transportes por aplicativos que peguei, as pessoas que conversei na rua, amigos.. todo mundo ciente que precisamos passar por esse momento para que quem sabe, uma mudança venha.

Eu não quero polemizar, nem entrar em discussões políticas (esse não é o meu perfil, nem tenho conhecimento suficiente), mas o país está parado, BH também.. e não dá para fingir que nada acontece.

Essa é uma boa oportunidade para conversar com as crianças e ensiná-las sobre nosso país – tenho esperança nas futuras gerações… e também refletir sobre a nossa parte. Bom lembrar também que esse ano tem eleições.

Eu fico profundamente triste em não me sentir representada por nenhuma das opções até agora. Mas vou estudar para tentar fazer a melhor escolha possível. Se é que tem.

Queria falar sobre alguma coisa legal que descobri em BH pra gente fazer e aproveitar ainda mais a nossa cidade linda, mas.. acho que o melhor mesmo, nesse momento, é parar pra refletir.

 E você? Acha o que de tudo isso?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joana Leite

Ontem fui buscar novas músicas, me desconectar, mas me senti meio clandestina fazendo isso… sei lá, música ao menos me deixa mais calma diante das incertezas que estamos vivenciando =)

Gilberto

É bom que nos, brasileiros, não apostemos tudo nas eleições, pois, não temos representantes à altura. Com tudo, vale sim as paralisações para um acontecimento a longo prazo.

Bárbara Rossi

A pior política é a do medo. Ao contrário do que muitos de nós possamos sentir, esse caos deve servir para trazer esperança para nossas futuras ações que vão desde a escolha de novos representantes até mesmo a uma radical mudança no estilo de vida. Não deve ser razão de economia, a escassez, e sim uma conscientização de que nossas escolhas devam ser relevantes e significativas para que nada seja desperdiçado, nem o tempo, nem insumos…
Coisas simples como RECICLAR lixo ( mesmo que você não tenha coleta seletiva), pois existem pessoas que são catadores e querendo ou não é um ponto da economia. Algumas pessoas vivem de “catar” o lixo dos outros, vender, e sobreviver… O mínimo que podemos fazer é separar o lixo orgânico do não orgânico, e descartá-lo LIMPO, pois mesmo que a prefeitura não dê conta de suprir a coleta seletiva em todo lugar, garanto que se aquela rua separar, alguém vai coletar… Precisamos nos libertar e nos transportarmos menos com petróleo … Usar o home office, ir a pé ou de bicicleta para o trabalho, cultivar hortas suspensas nos apartamentos, ou hortas de jardins nas casas… Precisamos ” reciclar” a água da máquina de lavar roupas, e aprender a descartar o lixo eletrônico adequadamente. Precisamos entender que os recursos são finitos e um dia o PETRÓLEO vai acabar e que precisamos aprender a viver sem… Enquanto os carros elétricos estão distantes de nossa realidade, que optemos pelo álcool a gasolina… A maioria dos carros são flex… Álcool é muito menos poluente e na teoria, deveria ser muito mais barato. Onde foram parar as refinarias sem os subsídios do governo? Como podemos a essa altura do campeonato investir em ferrovias? Alguma empresa aí vai ter interesse? O país vai se mobilizar para ficar livre da dependência do petróleo e dos caminhões? Reciclar lixo, andar a pé ou de bike, e plantar umas folhinhas já seria o embrião de alguma coisa… Somos manipulados o tempo todo e para piorar vem copa do mundo por aí… Como é que nós empresários poderemos seguir felizes da vida, produzindo, vendendo e pagando impostos nesse conto esquisito do Lewis Carroll, onde chapeleiros loucos tomam chá da tarde para deliberarem coisas sem sentidos, ínfimas e de pequeno grau de resultados e estirpes de naipes diferentes mandam simplesmente cortar as cabeças? Para piorar tudo, temos ainda o pronunciamento do Coordenador do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro MG) neste jornal ( https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/05/28/internas_economia,962440/greve-dos-petroleiros-pode-piorar-abastecimento-de-combustivel.shtml) dizendo nesta segunda-feira que mais uma greve nacional começará às 23h30 desta terça-feira… O medo não nos representa, embora seja fato que ele paralise… Vamos nos mexer então e fazer com que toda a reflexão gere esperanças de que mudanças significativas, individuais e coletivas virão.

Laura

Nossa Virginia…me senti péssima também vendo a cidade de Belo Horizonte com aquele clima de domingo tenebroso. E você disse tudo nesse post…temos que refletir sobre tudo isso que está acontecendo. Eu não sai de casa, fiquei com medo de não conseguir voltar (sem uber, sem carona, etc), e fiquei trancada. Não desejo isso para o meu país.

[…] passando por um momento delicado no país e em BH não é diferente. Falei um pouco sobre isso aqui. É bom alertar que pode ser que as programações sejam alteradas (confere aí antes de sair de […]