Criado por cinco atores, em 1982, a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique”, da Alemanha, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, de pesquisa, e com raízes profundamente populares – ligada à tradição do teatro popular e de rua. Com 12 integrantes no elenco, o Grupo é formado por Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.
Há mais de 40 anos, o Grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e investigação de linguagens, com montagem de peças com grande poder de comunicação com o público. Formado por atores que trabalham e trabalharam com diferentes diretores convidados – como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu (além dos próprios integrantes, que também já dirigiram espetáculos do Grupo) – o Galpão formou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.
O mais recente espetáculo do Grupo Galpão, que teve sua estreia em junho de 2023 e circulou por cinco capitais do Nordeste e no Rio de Janeiro, está de volta a BH, no Galpão Cine Horto. Ao mesclar um repertório de músicas interpretadas ao vivo com números de variedades e danças, fragmentos de textos da obra de Brecht e cenas de dramaturgia própria, o Cabaré Coragem convida o público a uma viagem sonora e visual. Fiel às suas origens de teatro popular e de rua, o Grupo Galpão busca, no novo espetáculo, a ocupação de espaços alternativos, ao romper, uma vez mais, com a relação entre palco e plateia, e convida o público a compartilhar da encenação.
As apresentações serão realizadas de 28 de fevereiro a 24 de março, de quarta a domingo, sempre às 20h, no Galpão Cine Horto. Os ingressos, a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), estão à venda na plataforma Sympla (sympla.com.br/grupogalpao), ou na bilheteria do teatro, 1h antes da apresentação, com pagamento em dinheiro ou pix.
Sou fã e tô doida pra ir nesse!
Um beijo
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.