Grupo Galpão estreia "Cabaré Coragem" - BH DICAS
BH DICAS

Grupo Galpão estreia “Cabaré Coragem”

  • por em 29 de maio de 2023

Em cartaz de 1º a 18 de junho, no Galpão Cine Horto, espetáculo mescla dramaturgia, música ao vivo e dança como forma de reafirmar a arte como identidade, permanência e crítica social.

Grupo Galpão_Cabaré Coragem_foto Mateus Lustosa_

Ao percorrer o universo do cabaré, de Brecht à contemporaneidade, o novo espetáculo do Grupo Galpão, que estreia no dia 1º de junho, no Galpão Cine Horto, apresenta uma trupe envelhecida e decadente que, apesar das intempéries e dos revezes, reafirma a arte como lugar de identidade e permanência. 

Ao mesclar um repertório de músicas interpretadas ao vivo com números de variedades e danças, fragmentos de textos da obra de Brecht e cenas de dramaturgia própria, o Cabaré Coragem convida o público a uma viagem sonora e visual. Fiel às suas origens de teatro popular e de rua, o Grupo Galpão busca, na nova montagem, a ocupação de espaços alternativos, ao romper, uma vez mais, com a relação entre palco e plateia, numa encenação que incorpora, radicalmente, a presença do público, sempre convidado a compartilhar da encenação. 

Com direção de um de seus integrantes, o ator e diretor Júlio Maciel, o espetáculo conta com direção musical, trilha e arranjos de Luiz Rocha, dramaturgia coletiva com supervisão de Vinicius de Souza, cenários e figurinos de Márcio Medina, iluminação de Rodrigo Marçal e, no elenco, os atores Antonio Edson, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Luiz Rocha, Lydia del Picchia, Simone Ordones e Teuda Bara

Sobr o Grupo Galpão

Criado por cinco atores, em 1982, a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique”, da Alemanha, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, de pesquisa, e com raízes profundamente populares – ligada à tradição do teatro popular e de rua. Com 12 integrantes no elenco, o Grupo é formado por Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.

Há 40 anos, o Grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças com grande poder de comunicação com o público. Formado por atores que trabalham e trabalharam com diferentes diretores convidados – como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu (além dos próprios integrantes, que também já dirigiram espetáculos do Grupo) – o Galpão formou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.

As apresentações serão realizadas de 1º a 18 de junho, de quinta a domingo, às 20h, no Galpão Cine Horto. Os ingressos saem a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), na Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/grupogalpao) e na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo. Depois da estreia em Belo Horizonte, Cabaré Coragem fará temporada, ainda neste ano, em São Paulo e no Rio de Janeiro. O espetáculo é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Cemig.  

Não perde!!

Um beijo

*release Personal Press

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulinha

Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog.