Fui conhecer o resultado desse lindo projeto, que reúne em um livro, relatos de leitores sobre suas experiências nas bibliotecas e demais espaços de leitura da cidade de Belo Horizonte.
Quais são suas experiências de leitura aqui na cidade? Você se lembra qual foi o primeiro livro que você leu na vida? Essa primeira leitura foi em casa, foi na biblioteca? Na escola? Em qual espaço? Qual a sua relação com as bibliotecas da cidade? Do bairro? Você frequenta? Já frequentou????
É só chegar no hall de entrada da Biblioteca Estadual, na Praça da Liberdade e quando fui visitar bateu aquele sentimento de tristeza por não ter aproveitado o tanto que eu poderia desses espaços. Eu frequentava muito as bibliotecas da escola, depois na faculdade. Mas não li quase nada sobre Belo Horizonte na minha infância e adolescência. Todas as minhas primeiras fontes sobre a cidade, foram histórias familiares e vivências.
A mostra integra o projeto “História afetiva de leitores e bibliotecas em Belo Horizonte”, desenvolvido pelas pesquisadoras na área da leitura, Cleide Fernandes, Fabíola Farias e Maria da Conceição Carvalho. O objetivo é contar a história afetiva da leitura em BH, com base em relatos e experiências pessoais dos moradores, revelando não só suas práticas de leitura, mas também um aspecto da política cultural da cidade.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Ilustração: Anna Cunha.
A Biblioteca fica na Praça da Liberdade. É gratuito para entrar.
Um beijo!
Pequena Companhia de Teatro (Maranhão), chega a Belo Horizonte, no CCBB BH.
Banda celebra 1 ano do álbum “Original Brasil” na Autêntica com a participação especial de…
Laços da Ancestralidade reúne a cultura dos povos afro periféricos em BH