BH DICAS

Conheça o Jogo de Tabuleiro de Belo Horizonte!

  • por em 13 de setembro de 2021

Produzido pela Made in Beagá o jogo destaca a cultura da capital mineira. Lançamento ainda conta com intervenção artística no Sesc Palladium.

BH

Foto Divulgação

O jogo é composto por um tabuleiro que ilustra o percurso pela avenida Afonso Pena e inclui cartas com perguntas sobre a história, além de curiosidades sobre a capital mineira. Se prepare para o lançamento oficial, que irá ocorrer por meio de uma live amanhã, e confira a intervenção no Sesc Palladium da réplica ampliada do tabuleiro.

BH
Foto: Guilherme Pertence e Felipe Martins

Cuidadosamente elaborado no decorrer dos últimos seis meses, o Jogo de Beagá edição Afonso Pena, surge por meio do desejo de seus criadores, Felipe Martins e Guilherme Pertence, de propagar o conhecimento sobre a cultura da capital mineira de forma lúdica e descontraída. São 300 cartas com perguntas sobre a história, o território e curiosidades de Belo Horizonte. Por exemplo, você saberia responder qual a maior avenida da cidade? Seria a avenida Cristiano Machado, a avenida Tereza Cristina ou a Otacílio Negrão de Lima? A resposta errada pode fazer voltar duas casas. Eu joguei, e é muito legal!!!

No dia 14 de setembro, o jogo será oficialmente lançado em live pelo Instagram do Made in Beagá, a partir das 18:30 hrs. Neste encontro, serão apresentados dois vídeos: o making off de produção do jogo e um vídeo recreativo e vintage que rememora as antigas propagandas de brinquedos. Além disso, o historiador Daniel Queiroga, responsável pela elaboração das cartas, estará presente para uma conversa. Este evento é patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur.

BH
Foto: Divulgação

A história do Jogo de Beagá

Primeiramente, a dupla do Made in Beagá conheceu o trabalho do artista Raul Pixel e, sem pensar duas vezes, encomendaram artes que seriam utilizadas no tabuleiro. Logo em seguida, elaboraram um projeto de evento online que foi escolhido por um edital de fomento ao turismo da Belotur e que se relacionava diretamente com a ideia do jogo. Já o conteúdo das perguntas e das respostas foi elaborado pelo historiador Daniel Queiroga e a finalização da identidade visual foi feita pela designer Lu Gondim. Todos artistas e pesquisador de Belo Horizonte.

A ideia de utilizar do conhecimento e habilidades de profissionais da cidade é algo que perpassa pelos principais objetivos de atuação do Made in Beagá: fomentar mão-de-obra local. Todos os produtos da loja são pensados e elaborados seguindo este caminho. Até mesmo a finalização passa por aí. No caso do Jogo de Beagá, a produção foi feita por diversas empresas tradicionais situadas na região metropolitana de BH, como a gráfica Formato, Frente Verso e Hobby Hood.

Exposição no Sesc Palladium

Antes mesmo de ser oficialmente lançado, o Jogo de Beagá foi apresentado no Sesc Palladium. Uma réplica maior do tabuleiro – com tamanho de 8×8 metros, está aberta para visitação no saguão do prédio onde está localizado o centro cultural. Essa intervenção faz parte do projeto Desvios, pelo qual o Sesc Palladium convida artistas para proporcionarem uma experiência de encontro com história e arte aos seus frequentadores.

A live é amanhã, as 18:30 no instagram da Made in Beagá e a exposição fica até 30 de abril de 2022 de 07:00 as 21:00 gratuito. Salva o link do jogo aqui.

Um beijo

*conteúdo feito através do release Dupla comunição.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments