Fica a dica

Livro sobre a Galeria Ouvidor será lançado essa semana

Prestes a completar 60 anos, a Galeria Ouvidor é um ícone da história de Belo Horizonte e está presente na rotina de milhares de pessoas que por lá passam, e vão para comprar de tudo, consertar roupas, buscar peças em lojas de bijouterias e armarinhos ou para tomar um cafezinho e comer um pastel com caldo de cana!

A importância social e afetiva do conjunto de lojas é revelada pelo projeto gráfico-editorial, por meio de entrevistas, imagens e textos inéditos, concebido pela designer Andrea Lacerda em no livro Galeria Ouvidor. O lançamento da obra acontecerá em duas datas: no dia 12 de maio, às 16h, na Livraria Ler, localizada na Galeria Ouvidor e, posteriormente, no dia 15 de maio, às 10h, no Made in Beagá, loja localizada no Mercado Novo.

Foto divulgação | A Dupla Assessoria

O resultado da pesquisa apresentada no livro é complementada por um minidocumentário que mostra entrevistas com donos de lojas e comerciantes ressaltando a história e o cotidiano da galeria ao destacar a visão dos personagens sobre o espaço. Tudo feito com o esforço de uma equipe multidisciplinar, que contou com jornalistas, fotógrafos, designer, webdesigners e videomarker. Esse conjunto de olhares apresentados no livro, por fim, revela que o edifício histórico de Belo Horizonte atravessa as décadas modificando-se, atualizando-se em certos aspectos e se mantendo constante, em outros.

Faz parte do projeto Olhar BH, que tem como objetivo contribuir para a documentação e difusão da memória de lugares emblemáticos e históricos da região central de Belo Horizonte e, dessa forma, desvelar a identidade desses locais. O livro “Galeria Ouvidor”, de Andrea Lacerda, é o primeiro da coleção com patrocínio do Uni-BH e é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Para quem se interessar, tem episódio do Podcast Tanto de Trem na Galeria do Ouvidor.

Lançamento do livro “Galeria Ouvidor” (R$53,00)

Data: 12 de maio de 2022 (quinta-feira) / Horário: 16h / Local: Livraria Ler na Galeria Ouvidor (rua São Paulo, 656 – Centro, Belo Horizonte) / Andrea Lacerda estará presente para autografar exemplares do livro. / Entrada franca

Data: 15 de maio de 2022 (domingo) / Horário: 11h / Local: Made in Beagá no Mercado Novo (avenida Olegário Maciel, 742 – Loja 2117 – Centro, Belo Horizonte) / Andrea Lacerda estará presente para autografar exemplares do livro. / Entrada franca

Para conhecer: www.olharbh.com.br | www.instagram.com.br/olharbh

Um beijo!

bhdicas

Posts Recentes

Qual a sua loucura?

18 de maio foi marcado por centenas de usuários, familiares, profissionais, alunos, e simpatizantes pela…

23 de maio de 2022

BH tem Blues para todos!

XIV BH Soul Blues Festival tem programação musical nacional e internacional, em diversos locais de…

18 de maio de 2022

Ópera Aleijadinho ganha Mostra de Cinema

A história de Aleijadinho ganha mostra de cinema que complementa a ópera sobre o artista:…

17 de maio de 2022

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!