Quem acompanha o bhdicas desde sempre, sabe da minha história com a Saúde Mental do município. Sou psicóloga de formação e trabalhei anos em serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico. Todo ano, no dia 18 de maio, tem luta. O Fórum Mineiro de Saúde Mental com a Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam) e a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila) realizam nesta quarta-feira, 18, o Cortejo Antimanicomial depois de dois anos sem ir às ruas pelo “18 de maio”.
Com o mote “Desmascarando a hipocrisia: loucura é verso, e liberdade, poesia”, usuárias(os), trabalhadoras(es) e familiares dos serviços mineiros de saúde mental se concentrarão a partir das 14h, na praça Afonso Arinos, região central de Belo Horizonte.
Os coletivos voltam às ruas para apresentar denúncias de desmontes dos equipamentos de saúde pública e, como está descrito em seu cartaz-manifesto, “insurgir contra os discursos de ódio, a difusão da mentira e da ignorância, questionando a apologia à ditadura militar e as tentativas de interferir na democracia”. Apontam o esvaziamento das instâncias de participação popular e a extinção de conquistas sociais com vistas ao favorecimento de manicômios e outros modelos não preconizados pela Reforma Psiquiátrica e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em uma lógica hospitalocêntrica e médico-centrada .
O cortejo deverá chamar a atenção ainda para o abandono em que se encontram os “despossuídos: os pobres, os pretos, os loucos, os moradores de rua, os mais vulneráveis, os mais expostos à miséria e ao desamparo”.
Samba enredo
Música composta por Tatá Santana a partir de fragmentos e colaborações dos Coletivos do Centro de Convivência Nise da Silveira e CAPS IJ de Ribeirão das Neves, especialmente para o cortejo do dia 18 de Maio de 2022
Voltei pra balançar a avenida
Tô na rua
Vem se juntar ao nosso bonde da loucura
Para bailar a liberdade
Não vai voltar atrás, a sociedade
Abrir os manicômios, nunca mais
Cuidado se faz é com afeto e poesia
Com samba, com funk, com folia
Cai, cai, cai, tá caindo a máscara
Da CT, do CRM
Balança o chão da praça, o bonde da loucura
A liberdade é antimanicomial
Balança o chão da praça, o bonde da loucura
A liberdade é antimanicomial
E pro bailão ficar legal
Pra animar esse bailão
Vai até o chão, vai até o chão, descendo no chão,
Chão, chão, chão, chão
Eu esculacho o manicômio
Cola com nóis que nem um grude
Vem pro bonde, vem pro bonde,
Vem pro bonde da saúde! (2x)
Cortejo Antimanicomial – “Desmascarando a hipocrisia: loucura é verso, e liberdade, poesia”
Data: 18 de maio de 2022 (quarta-feira) / Horário: 14h / Local da concentração: Praça Afonso Arinos, Centro, Belo Horizonte. Maior parte do texto retirado do site do CRPMG.
Um beijo e te vejo lá!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.