Fica a dica

Matula Film Festival 2024

O Matula Film Festival chega à sua terceira edição celebrando a Comida Popular como tema central e promovendo um encontro entre cinema e gastronomia que enaltece a cultura alimentar do Brasil. Realizado nos dias 9 e 10 de novembro, no Terraço do Cine Theatro Brasil Vallourec, o festival reúne uma programação rica que combina a exibição de filmes, palestras, oficinas e um tour gastronômico, oferecendo uma verdadeira imersão nos sabores e histórias da culinária popular. A programação é gratuita.

Para esta terceira edição, o Matula Film Festival apresenta a tradição dos botequins, dos botecos, das feiras e das barracas e trailers de rua, que compõem o cenário contemporâneo da alimentação e da gastronomia. 

Homenagens e Programação

Em 2024, o festival presta homenagem a dois grandes nomes da cultura gastronômica de boteco. O primeiro é o Baixa Gastronomia, projeto criado pelo jornalista Nenel Neto que, ao completar 15 anos, se consolidou como um dos maiores promotores da cultura de bares e botecos no Brasil. O festival lançará o Guia da Baixa Gastronomia e realizará um Tour Gastronômico durante a madrugada, com Nenel guiando o público por alguns dos bares mais icônicos de Belo Horizonte.

Outro homenageado é o tradicional Café Nice, inaugurado em 1939 e localizado no coração de Belo Horizonte. Com sua rica história, o Café Nice é um ponto de encontro que atravessa gerações, conhecido por seu café coado, pão de queijo e um ambiente acolhedor que remonta à nostalgia das décadas de 1940 e 1950.

A programação do festival traz nomes de peso para discutir a cultura gastronômica popular. Entre os destaques estão: Simone Diniz, chef da Baixa Comidaria, com a oficina “Acepipes”, na qual explora a culinária mineira raiz, colocando afeto e tradição em cada prato; Néli Pereira, pesquisadora e mixologista, que ministra a oficina “Bebidas de Boteco”, compartilhando seu conhecimento sobre ingredientes brasileiros e sua relação com a coquetelaria nacional; e Luiz Antônio Simas, historiador e especialista em cultura popular, que conduzirá a palestra “Comida e Samba”, abordando a relação entre a gastronomia e a música como expressões da cultura brasileira.

Além disso, o festival conta com a Exposição Fotográfica do sociólogo Eduardo Freitas, conhecido como Preá, que retrata botecos e biroscas de todo o Brasil, com destaque para o Rio de Janeiro. A exposição traz um olhar atento sobre esses ambientes que carregam memórias e afetividades de várias partes do país. Recentemente ele esteve em Belo Horizonte, registrando os Botecos da capital para uma exposição inédita.

Destaque também para a Feirinha Gastronômica, que estará disponível durante todo o evento com comidinhas de produtores convidados: Bar do Vale (Torresminho Pipoca), Boteco Nada Contra (Pastel de Pernil e Provolone), Prazer da Esfiha (Esfiha de Carne), Bar do Marcão (Jiló com Parmesão), Ivans Bar (Bolinho de Carne Empanado), Baixa Comidaria (Acepipes), Feijão Maletta (Pão com Linguiça) e Massa 100 (Churros de Doce de Leite).

O Matula Film Festival é realizado pela Le Petit Comunicação Visual e Editorial, idealizado por Daniela Fernandes, produtora e diretora do festival. Apoio Cine Theatro Brasil Vallourec.

Datas: 9 e 10 de novembro – Local: Terraço do Cine Theatro Brasil Vallourec (Av. Amazonas, 315 – Centro – BH | MG) – Entrada gratuita = Mais informações: www.matulafilmfestival.com.br | @matulafilmfest

Sábado – 9 de novembro

  • 10h – Oficina de Acepipes com Chef Simone Diniz
  • 12h – Exibição 1: Sessão de Curtas
  • 14h – Ciclo de Palestra 1: “Comida e Samba” com Luiz Antônio Simas
  • 16h – Exibição 2: Sessão Abertura  Longa – Bar Esperança (Dir. Hugo Carvana, 1983)
  • 21h –Tour Gastronômico “Comida da Madrugada” com Nenel Neto

Domingo – 10 de novembro

  • 10h – Exibição 3: UNESCO – Cidades Criativas da Gastronomia
  • 11h – Exibição 4: Mostra Raízes Mineiras
  • 13h – Oficina de Bebidas de Boteco com Néli Pereira
  • 14h – Ciclo de Palestra 2: “A Boemia Resiste” com Nenel Neto e convidados
  • 16h – Exibição 5: Encerramento Sessão Longa – Saideira (Dir. Pedro Arantes e Júlio Taubkin, 2024)

Sou fã demais gente!!!

Um beijo

bhdicas

Posts Recentes

Conexões Femininas BH: grupo terapêutico de mulheres em setembro

Conexões Femininas é um grupo terapêutico em BH que reúne mulheres para trocar experiências sobre…

20 de agosto de 2025

Ana Gabriela em Belo Horizonte: show 22 de agosto no Teatro Unimed

Ana Gabriela se apresenta em Belo Horizonte no dia 22 de agosto, no Teatro do…

20 de agosto de 2025

Festival Acessa BH 2025 tem oficinas gratuitas em setembro

O Festival Acessa BH 2025 oferece oficinas gratuitas de arte e acessibilidade em BH, de…

19 de agosto de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!